Hospital Santa Mônica inaugura o Centro de Cuidados em Saúde Mental Infantojuvenil e Adulto

O Hospital Santa Mônica de São Paulo alcançou um marco significativo no trabalho de promoção da saúde mental ao inaugurar o Centro de Cuidados em Saúde Mental, expandido o cuidado aos seus pacientes e familiares para a Zona Sul de São Paulo, em São Paulo.

Este centro representa um compromisso inequívoco com o bem-estar psicológico dos pacientes, abordando diversas necessidades através de serviços abrangentes, incluindo:

• Hospital-Dia;
  • Pronto Atendimento Psiquiátrico Infantil e Adulto;
  • atendimento o especializado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para Dra. Marcia Hartmann Franco, Diretora Médica da Qualidade do Hospital Santa Mônica, “para os pacientes é muito importante contar com um Centro de Cuidados Especializados em Saúde Mental para que possam dar continuidade ao tratamento realizado no Hospital em caráter ambulatorial, bem como, com o serviço de pronto atendimento psiquiátrico com equipe capacitada e preparada para atender casos de urgência que requerem uma atenção médica imediata, outro ponto importante são os cuidados especializados em crianças e adolescentes com TEA. Como médica neurologista pediatra, conheço a dificuldade que muitos pais têm para encontrar serviços de qualidade e especializados.”

Hospital-Dia

O serviço de Hospital-Dia oferece uma abordagem humanizada para o tratamento de transtornos mentais e dependência química.

Os pacientes têm a oportunidade de receber cuidados intensivos durante o dia e retornar às suas casas à noite, promovendo uma reintegração gradual à rotina familiar e social.

Este modelo de tratamento proporciona uma transição suave entre a internação hospitalar tradicional e o acompanhamento ambulatorial, oferecendo suporte contínuo para a estabilização e reabilitação dos pacientes.

Pronto Atendimento Psiquiátrico Infantojuvenil e Adulto: Resposta Rápida em Momentos Cruciais

O Pronto Atendimento Psiquiátrico adulto e infantojuvenil, a partir dos 8 anos, do Centro de Cuidados Especializados é uma resposta crucial para emergências relacionadas à saúde mental.

Equipado com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente especializados, o pronto atendimento oferece avaliação imediata, intervenção terapêutica e encaminhamento adequado para casos que não requerem a atenção em caráter de urgência.

TEA: Atendimento Especializado para o Transtorno do Espectro Autista

O Centro de Cuidados Especializados também se destaca por sua dedicação ao atendimento especializado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com profissionais capacitados, o centro visa proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo para crianças e adolescentes, dos 2 anos aos 16 anos. As abordagens terapêuticas personalizadas visam promover o desenvolvimento, a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes, garantindo a importância da intervenção precoce e contínua.

Objetivos do Centro de Cuidados em Saúde Mental

Atendimento Integral: Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para pacientes infantojuvenis e adultos, oferecendo cuidados integrais que abrangem não apenas a sintomatologia, mas também aspectos psicossociais e familiares.

Equipe Multidisciplinar: Contar com uma equipe composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais, garantindo uma abordagem holística e personalizada.

Tratamento Específico para Transtornos Mentais, Dependência Química e TEA: Desenvolve programas específicos para o tratamento, integrando abordagens psicoterapêuticas, farmacológicas e atividades de reabilitação.

Enfoque na Família: Incluir a família como parte essencial do processo terapêutico, oferecendo suporte psicoeducacional e estratégias para fortalecer os laços familiares.

Compromisso com a Saúde Mental Integral

A implantação do Centro de Cuidados Especializados em Saúde Mental no Hospital Santa Mônica de São Paulo é um compromisso da instituição com a saúde mental integral dos pacientes.

Ao oferecer uma gama abrangente de serviços, desde o tratamento intensivo até o pronto atendimento e o atendimento especializado para o TEA, o hospital se torna ainda mais um elo de suporte para aqueles que enfrentam desafios em sua jornada de saúde mental.

Este avanço notável representa um passo significativo na direção de uma abordagem mais inclusiva e compassiva para a saúde mental, promovendo uma comunidade mais saudável e resiliente.