Estudo mostra como escolhas geram ansiedade - Hospital Santa Mônica

Um estudo publicado no final de julho por Shenhav e Randy Buckner, dois neurocientistas do Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard, trouxe à tona uma faceta inédita da ansiedade – um sentimento que pode se tornar patológico e gerar doenças como a Síndrome do Pânico, por exemplo. A pesquisa revela que o cérebro humano reage da mesma maneira ao ser confrontado a escolhas, sejam elas positivas ou negativas.

Durante o experimento, os pacientes foram colocados em um aparelho de ressonância magnética e tiveram que optar entre as imagens de vários produtos de valor, como Ipods ou câmeras digitais. Observando o comportamento dos pacientes, os cientistas descobriram que essa escolha gerava um sentimento positivo, mas também ansiedade. Um dos motivos seria o medo de tomar uma má decisão. Esse paradoxo é inédito, como explicou à RFI Marcio Bernik, coordenador do Amban, o Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

RFI – Por que este estudo é inédito ?

Márcio Bernik – O estudo é inovador porque aborda um paradoxo.Normalmente a ansiedade surge entre uma escolha que sempre tem um valor motivacional negativo. Ou seja, existe uma necessidade de aproximação para obter um ganho e existe um risco com essa aproximação. O exemplo mais simples é um animal procurar comida na floresta, onde pode ter comida, mas também predadores. Antes desse estudo, ansiedade era sempre descrita como tendo um valor motivacional negativo, ou seja, a pessoa se sente mal diante de uma possibilidade.

RFI – Quando a ansiedade se torna patológica ?

M. B – Na verdade quando falamos de ansiedade neste contexto, que são mecanismos de defesa cerebral, você tem três situações emocionais distintas: medo, quando você tem antecipação só de um perigo, mas esse perigo não tem um risco imediato para você de destruição. O comportamento costuma ser de uma fuga simples: você se afasta e se esquiva do perigo. Isso corresponde à vivência de medo no ser humano. Quando existe a proximidade de algo que pode causar sua destruição, a vivência no ser humano é aquela que chamamos de pânico. Nos animais chamamos de reação de fuga e luta.

Ela é caracterizada por uma fuga desorganizada: a pessoa fica confusa, querendo sair do lugar de qualquer maneira. O importante é que cada uma dessas reações cerebrais tenha um substrato cerebral diferente. O substrato do pânico não é o mesmo do medo e não é o mesmo da ansiedade, que é o estado emocional quando o risco é incerto – uma avaliação de que a aproximação daquilo que ele deseja é bom, ou existe um risco. É o conflito : quando existe conflito, você tem ansiedade e não tem fuga, tem imobilidade, incapacidade e demora em decidir o que fazer.

RFI – Ansiedade então é patológica quando gera sintomas?

M. B – Essa ansiedade se torna patológica quando leva a sofrimento excessivo ou prejuízo funcional – a pessoa é incapaz de decidir a ponto de deixar a vida decidir por ela. Outro exemplo é não conseguir sair de casa sem ter muitos sintomas físicos ou sofrimento emocional. Mas no dia a dia, é importante que a pessoa saiba reconhecer que a ansiedade é algo normal, que é natural, que faz parte da sua personalidade e muitas vezes é um preço a pagar para conseguir algo que você considere realmente importante. O importante, então, é o autoconhecimento e fazer escolhas importantes para você, não o que a sociedade diz que é o melhor.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h