Você se sente irritado com frequência, isolado ou retraído? Se você trabalha o tempo todo e não tem tempo para se divertir ou para a família? Bebe muito? Essas estratégias de enfrentamento podem ser indícios de que você tem depressão masculina.
O que é depressão masculina?
A depressão masculina é uma condição médica séria, mas muitos homens tentam ignorá-la ou recusar o tratamento. Cerca de 10% a 17% dos homens sofrerão de depressão em algum ponto de suas vidas, mas apenas uma fração deles buscará tratamento. [1] Isto acontece, em grande parte, porque os homens são conhecidos por mascararem a depressão.
A depressão pode afetar homens e mulheres de maneira diferente. Quando a depressão ocorre em homens, ela pode ser mascarada por um comportamento de enfrentamento doentio. Por uma série de razões, a depressão masculina muitas vezes não é diagnosticada e pode ter consequências devastadoras quando não é tratada. Mas a depressão masculina geralmente melhora com o tratamento.
A depressão atinge cerca de 450 milhões de pessoas no mundo inteiro. Segundo a OMS, A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia e nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.
Quais são os sinais e sintomas da depressão masculina?
Sinais e sintomas de depressão podem diferir em homens e mulheres. Os homens também tendem a usar diferentes habilidades de enfrentamento – saudáveis e não saudáveis - do que as mulheres. Não está claro por que homens e mulheres podem experimentar a depressão de maneira diferente. Provavelmente envolve uma série de fatores, incluindo química cerebral, hormônios e experiências de vida.
Assim como as mulheres com depressão, os homens com depressão podem:
- Sentir-se triste, sem esperança ou vazio
- Sentir-se extremamente cansado
- Ter dificuldade para dormir ou dormir demais
- Não sentir prazer em atividades normalmente apreciadas
Outros comportamentos em homens que podem ser sinais de depressão – mas não reconhecidos como tal – incluem:
- Comportamento escapista, como passar muito tempo no trabalho ou em esportes
- Sintomas físicos, como dores de cabeça, problemas digestivos e dor
- Problemas com álcool ou uso de drogas
- Comportamento controlador, violento ou abusivo
- Irritabilidade ou raiva inapropriada
- Comportamento de risco, como direção imprudente
Como esses comportamentos podem ser sinais ou se sobrepor a outros problemas de saúde mental, ou podem estar associados a condições médicas, a ajuda profissional é a chave para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Por que é difícil diagnosticar a depressão masculina?
Homens com depressão geralmente não são diagnosticados por vários motivos, incluindo:
Falha em reconhecer a depressão. Você pode pensar que sentir-se triste ou emocionado é sempre o principal sintoma da depressão. Mas para muitos homens, esse não é o sintoma principal. Por exemplo, dores de cabeça, problemas digestivos, cansaço, irritabilidade ou dor prolongada às vezes podem indicar depressão. Assim como sentir-se isolado e buscar distração para evitar lidar com sentimentos ou relacionamentos.
Minimizar os sinais e sintomas. Você pode não reconhecer o quanto seus sintomas o afetam ou pode não querer admitir para si mesmo ou para qualquer outra pessoa que está deprimido. Mas ignorar, suprimir ou mascarar a depressão com um comportamento doentio só vai piorar as emoções negativas.
Relutância em discutir sintomas de depressão. Você pode não estar aberto para falar sobre seus sentimentos com a família ou amigos, muito menos com um médico ou profissional de saúde mental. Como muitos homens, você pode ter aprendido a enfatizar o autocontrole. Você pode pensar que não é masculino expressar sentimentos e emoções associados à depressão e tenta suprimi-los.
Resistência ao tratamento de saúde mental. Mesmo se você suspeitar que tem depressão, pode evitar o diagnóstico ou recusar o tratamento. Você pode evitar obter ajuda porque está preocupado que o estigma da depressão possa prejudicar sua carreira ou fazer com que familiares e amigos percam o respeito por você.
Depressão masculina e habilidades de enfrentamento
O tratamento, incluindo psicoterapia, com um psiquiatra ou psicólogo que pode ajudá-lo a aprender habilidades de enfrentamento saudáveis. Estes podem incluir:
Metas. Defina metas realistas e priorize tarefas.
Apoio. Procure apoio emocional, pode ser de alguém que você tem um relacionamento amoroso, família ou amigos. Aprenda estratégias para fazer conexões sociais para que você possa se envolver em atividades sociais.
Lidar. Aprenda maneiras de gerenciar o estresse, como meditação e atenção plena, e desenvolva habilidades de resolução de problemas.
Decisões. Adie a tomada de decisões importantes, como mudar de emprego, até que os sintomas de depressão melhorem.
Atividades. Envolva-se em atividades que você normalmente gosta, como correr, fazer yoga, pescar ou um hobby.
Saúde. Tente seguir uma programação regular e fazer escolhas de estilo de vida saudáveis, incluindo alimentação saudável e atividade física regular, para ajudar a promover uma melhor saúde mental.
Muitos tratamentos eficazes estão disponíveis para a depressão. Portanto, não tente enfrentar a depressão masculina por conta própria – as consequências podem ser devastadoras.
Depressão masculina e suicídio
Embora as mulheres tentem o suicídio com mais frequência do que os homens, os homens são mais propensos a cometer suicídio. Isso porque os homens:
- Usam métodos com maior probabilidade de causar a morte, como armas de fogo
- Agem de forma mais impulsiva em pensamentos suicidas
- Mostram menos sinais de alerta, como falar sobre suicídio.
Como obter ajuda
Pedir ajuda pode ser difícil para os homens. Mas sem tratamento, é improvável que a depressão desapareça e pode piorar. A depressão não tratada pode deixar você e as pessoas próximas a você infelizes. Pode causar problemas em todos os aspectos da sua vida, incluindo saúde, carreira, relacionamentos e segurança pessoal.
A depressão, mesmo que seja grave, geralmente melhora com medicamentos ou aconselhamento psicológico (psicoterapia) ou ambos. Se você ou alguém próximo a você acha que pode estar deprimido, converse com seu médico ou um profissional de saúde mental. É sinal de força pedir conselhos ou buscar ajuda quando precisar.
Se você tem pensamentos suicidas, se você acha que pode se machucar ou tentar o suicídio, procure ajuda agora mesmo. Entre em contato com um amigo próximo ou ente querido – mesmo que seja difícil falar sobre seus sentimentos ou marque uma consulta com o seu médico ou com um psiquiatra que irá preparar um plano de tratamento para você!
Se ficou em dúvida, entre em contato com o Hospital Santa Mônica e saiba como os especialistas do Hospital podem ajudá-lo com um tratamento personalizado.