Dependentes de álcool e drogas são recolhidos das ruas de SL - Hospital Santa Mônica

Dezenove dependentes químicos em uso público foram recolhidos na manhã de ontem (18) nos bairros do Barreto e Vila Palmeira, em São Luís. A ação aconteceu por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs-Ad), e a de Segurança Pública (SSP).

Esta é a oitava operação neste sentido e o total é de 200 pessoas recolhidas. Destes, 42 estão em tratamento no CAPs-Ad. A operação ocorre sempre nas primeiras horas da manhã e conta com todo corpo técnico e médicos do CAPs-Ad, com apoio de um micro-ônibus, viaturas e agentes da Polícia Civil, sob o comando do delegado Joviano Furtado, titular da Superintendência de Área Integrada e Segurança Pública (Saisp-Oeste). “Em operações anteriores de combate ao tráfico e apreensão de drogas nos bairros do Barreto e Vila Palmeira constatamos a concentração destes usuários e resolvemos voltar para darmos a estas pessoas uma nova oportunidade de reintegração à sociedade”, justificou Joviano Furtado. Entre eles estavam dois adolescentes, mulheres e homens. No CAPs-Ad, após tomarem banho e receberem roupas limpas e alimentação, todos os usuários passam por uma triagem para reconhecimento de identidade (saber da origem e laços familiares) e também são submetidos a exames psicológicos e clínicos para início imediato do tratamento de desintoxicação.

Marcelo Soares, diretor do CAPs, explicou aos dependentes químicos que o órgão mantém um convênio com o Viva Cidadão para emissão de documentos e pediu a colaboração dos usuários durante as consultas com psicólogos e clínicos gerais. “Estamos aqui para ajudar vocês a resgatarem a cidadania e a ter uma vida livre das drogas. É preciso que vocês falem somente a verdade para que possamos iniciar o tratamento e restabelecer os laços familiares”, disse ele.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h