O que é Dependência de Nicotina

A nicotina é a substância no tabaco (presente tanto em cigarros, charutos, cachimbo e tabaco de mascar como em cigarros eletrônicos) da qual os usuários se tornam dependentes. Além da nicotina, cigarros fumados contêm alcatrão e monóxido de carbono, juntamente com quase 4.000 outros ingredientes, muitos dos quais são tóxicos. A nicotina também é o princípio ativo em alguns produtos medicamentosos usados para ajudar a pessoa a parar de fumar. Quando administrada por meio de fumar cigarros, a nicotina atinge o cérebro rapidamente (no prazo de 10 segundos) e, por isso, é extremamente viciante.

Grande parte da exposição à nicotina ocorre ao fumar tabaco, embora as crianças possam, acidentalmente, comê-la (normalmente cigarros ou bitucas deixados em cinzeiros ou, às vezes, goma de mascar ou adesivos de nicotina ou líquido de cigarros eletrônicos); além disso, algumas pessoas usam tabaco sem fumaça. Quase todos os fumantes fumam cigarros. Uma pequena porcentagem de fumantes fuma charutos ou cachimbo.

Dependência de nicotina – também chamada dependência do tabaco – é um vício de produtos do tabaco causado ​​pela nicotina. Dependência à nicotina significa basicamente que você não tem dificuldades em parar de usar a substância, mesmo que esteja causando danos a sua saúde.

A nicotina produz efeitos físicos e alterações do humor em seu cérebro que podem ser temporariamente agradáveis. Estes efeitos fazem você querer usar o tabaco compulsivamente, o que leva à dependência. Ao mesmo tempo, parar de fumar causa sintomas de abstinência, incluindo irritabilidade e ansiedade.

Embora seja a nicotina no tabaco que causa a dependência, os efeitos tóxicos do tabaco resultam de outras substâncias. Fumantes têm taxas muito mais elevadas de doenças cardíacas, derrames e câncer do que os não-fumantes, além de problemas respiratórios.

Sintomas da Dependência de Nicotina

Para algumas pessoas, usar qualquer quantidade de tabaco pode levar rapidamente à dependência de nicotina. Os sinais que alguém pode ser considerado dependente incluem:

Não conseguir parar de fumar. Você já fez uma ou mais tentativas sérias de parar de fumar, mas sem sucesso.

Sentir sintomas de abstinência quando tenta parar. Suas tentativas de parar causaram sintomas físicos e de humor, tais como ânsias fortes, ansiedade, irritabilidade, agitação, dificuldade que se concentrar, humor deprimido, frustração, raiva, fome aumentada, insônia, constipação ou diarreia.

Continuar fumando apesar dos problemas de saúde. Mesmo que você tenha desenvolvido problemas de saúde nos seus pulmões ou no seu coração, você não consegue parar.

Desistir de atividades sociais ou recreativas para fumar. Você para de ir a restaurantes ou para de se socializar com certos familiares ou amigos, porque você não pode fumar nesses locais ou situações.

Diagnóstico da Dependência de Nicotina

Atenção: requer um diagnóstico de médico psiquiatra

  • Entrevista de um fumante

Recomenda-se aos médicos que perguntem a todas as pessoas sobre o uso do tabaco. Para muitas pessoas, o tabagismo é uma toxicodependência que precisa de tratamento médico. Avaliar quanto uma pessoa está consumindo (o número de cigarros fumados por dia [atualmente e no passado]) e quanto tempo demora até ela fumar depois de acordar (no prazo de 30 minutos é uma medida útil) pode fornecer uma indicação da gravidade de dependência ao tabaco e do vício de nicotina. As respostas também podem ajudar a orientar a escolha da medicação para cessação do tabagismo e sua dose..

Tratamento da Dependência de Nicotina

Atenção: requer um diagnóstico de médico psiquiatra

  • Tratamento de sintomas
  • Parar de fumar

Tratamento de emergência raramente é necessário, exceto para crianças que tiverem comido produtos que contêm nicotina. Os médicos normalmente administram carvão ativado via oral para absorver qualquer droga remanescente no trato gastrointestinal. Nas crianças muito agitadas, pode-se administrar um sedativo, como o lorazepam.

Parar de fumar pode ser muito difícil e a recaída é comum. Parar de fumar com sucesso geralmente exige várias tentativas. Tratamentos baseados em evidência mais do que duplicam as chances de sucesso em longo prazo.

Tratamento Médico e Terapias

Grupo de Apoio

Um fórum para terapia e troca de experiências entre pessoas com uma condição ou objetivo similar, como ansiedade ou esquizofrenia.

Terapia Cognitiva

Psicoterapia dedica a substituir pensamentos negativos e distorcidos por pensamentos positivos e precisos.

Psicoeducação

Aprendizado sobre saúde mental que também serve para apoiar, valorizar e dar autonomia aos pacientes, de forma que possam conviver com a depressão.

Terapia Familiar

Aconselhamento psicológico que permite que as famílias resolvam, juntas, seus problemas e aprendam a lidar com a situação difícil pela qual o paciente depressivo passa.

Terapia Comportamental

Terapia focada na modificação de quaisquer comportamentos prejudiciais associados a um distúrbio psiquiátrico, como a depressão.

Terapia de Grupo

Tipo de psicoterapia na qual o terapeuta trabalha com clientes em grupo, em vez de sessões individuais. Pode ser uma boa alternativa para desabar sobre as dores de quem lida diariamente com a depressão.

Medicamentos

Internação para quem tem Dependência de Nicotina

O tratamento para dependência de nicotina é feito ambulatorialmente.

Sobre o Hospital Santa Mônica

O Hospital Santa Mônica zela pela saúde mental de crianças (a partir dos 8 anos), jovens e adultos, além de tratar dependência química. Em 2019, completa 50 anos que atua como referência de hospital psiquiátrico, auxiliando também pacientes com depressão, em todos os seus estágios. Possui dúvidas sobre esse conteúdo? Para saber mais, entre em contato conosco preenchendo nosso formulário de atendimento.