Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Dependência Química Histórias de Pacientes

Dependência Química: conheça a história de Wagner e veja como a religião e o apoio da família mudaram a sua vida

Dependência Química História

Para a produção deste case, conversamos com Wagner Lopes, 38 anos e há 10 anos sem uso da droga, mas até chegar a esse passo grandioso da sua vida, passou por um caminho muito árduo e de muito sofrimento.

Como começou o consumo das drogas

Quando tinha 18 anos de idade, Wagner experimentou a primeira carreira de Cocaína com os amigos e descreve como tendo sido uma experiência sensacional para o momento. “Curti muito, mas depois comecei a fumar maconha também e com isso, passei a cometer alguns delitos para fazer parte do grupo e manter o consumo”, comenta.

Do Consumo ao Tráfico de Drogas

Não demorou muito para que se tornasse um traficante “Eu tinha a fama e drogas todos os dias”, comenta.

O uso foi se tornando cada vez mais constante, passava mais de uma semana sem dormir, vendendo drogas e consumindo. Nesse tempo, passou a experimentar o crack.

Wagner reforça ainda “Mais tarde, consegui sair do tráfico, só que herdei o consumo constante de drogas, cada vez usava mais o crack e aí comecei a vender minhas coisas para conseguir fumar”.

Para a família Wagner se tornou um desgosto. Arrumou um emprego de servente de pedreiro para ajudar a manter o vício, uma vez que recebia dinheiro pelos serviços prestados no final de cada semana.

Tempo depois se mudou de São Paulo para Piracicaba e lá arrumou um emprego de pintor e ficou algum tempo sem usar drogas. Mas não durou muito e acabou voltando para São Paulo, onde residia com a família e ao consumo de cocaína e crack.

A Depressão

Como as coisas não estavam dando tão certo, acabou desenvolvendo um quadro depressivo, chorava muito, e usava cada vez mais drogas. Ficou três semanas sem dormir e sem se alimentar, relembra que o pai, a família e os amigos falavam que ele não tinha mais jeito e que iria morrer.

“Escutar essas coisas me colocavam mais pra baixo, comecei a ter alucinações, via pessoas dentro da minha casa, lembro que uma voz dizia que era para eu me matar, que era para eu ter coragem. Estava completamente alucinado”, argumenta Wagner.

O fim da linha e a Internação

Quando estava pronto para dar cabo a vida, seu pai e alguns vizinhos o acharam no quarto e o levaram para o hospital. Mas, ao receber alta hospitalar, voltou para casa, dormiu três dias direto, levantou tomou banho, comeu um pouco, mas sabia que ainda lhe restava algum dinheiro na conta, e com esse quantia pensava em continuar usando drogas escondido. O susto de nada havia adiantado.

Mas foi quando acabou o dinheiro, uma vez que não estava mais trabalhando, começou a ficar mais em casa. Relata que foi aí que começou a frequentar uma igreja evangélica, ganhei uma Bíblia, aproximadamente dois meses de igreja ainda usava drogas após as reuniões. Aos poucos foi se apegando e entregando a região a Deus e com isso parou de usar drogas.

A Virada

Arrumou um emprego na Vivo Telefônica e com três meses de trabalho começou a cursar Psicologia na Universidade.

Atualmente, está formado, faz pós-graduação em saúda mental com o foco principal em dependência química, estresse e ansiedade.

Reconhece que este não é um assunto tão fácil de ser tratado, e que ao relembrar o que passou, chora.

“Essa luta é muito difícil, principalmente porque somos julgados pela sociedade e, as pessoas, mesmo as mais próximas como familiares e amigos, acabam colocando quem passa por isso para baixo, porque eles não sabem mais o que fazer com o dependente químico e como tirá-lo dessa situação”.

“Por isso, continua Wagner, quis compartilhar minha experiência dura e difícil para mostrar ao próximo que com força de vontade e determinação é possível vencer as drogas, mas é preciso querer, ter força de vontade”.

Hoje ao ter se tornado psicólogo, pode olhar com os olhos da alma e enxergar com o coração.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter