Publicado em 6 comentários

Curso prepara profissionais para atuarem em terapia com dependentes químicos

Preparar e instrumentalizar profissionais para atuar como acompanhante terapêutico (at) para pessoas em tratamento de dependência química é o foco do Curso de Capacitação em Acompanhamento Terapêutico e as Dependências Químicas, oferecido pela consultoria Comviver em parceria com o Núcleo Távola, em Ribeirão Preto.

O curso, pioneiro no tema na cidade de Ribeirão, marca a inauguração do Departamento de Acompanhamento Terapêutico no Núcleo Távola. A duração é de 80 horas e as aulas terão início no dia 18 de maio de 2013. A aula inaugural será também uma palestra aberta ao público: ” As dependências químicas como problema emergente na saúde pública”, ministrada pelo Dr. Erikson Felipe Furtado – professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência, da Divisão de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP.

O curso é coordenado pela Dra. Ana Celeste Pitiá, especialista no tema desde 1996. Além da coordenadora desse Curso, ministrarão as aulas professores convidados especialistas no campo do Acompanhamento Terapêutico e nas dependências químicas. Os módulos e as aulas podem ser realizados independentes, ao lado da turma que estiver realizando a capacitação completa, permitindo aos interessados uma aproximação ao tema, a partir da realização de apenas um módulo ou aula.

Para que o profissional tenha uma formação completa e queira se dedicar ao trabalho como acompanhante terapêutico (at), o curso prevê a realização de 40 horas de estágio supervisionado, após encerramento das 80hs da capacitação inicial. O curso é voltado para profissionais das áreas de saúde, educação, serviço social, e setores que, potencialmente, estabelecem relação com os serviços de saúde. Além de estudantes universitários que estejam em período profissionalizante.

Acompanhamento Terapêutico – o que é?

O Acompanhamento Terapêutico é uma opção de tratamento às pessoas que se encontram em um momento de intenso sofrimento psíquico, comprometendo a capacidade subjetiva das pessoas em lidarem com os seus projetos de vida.

O trabalho é realizado por profissionais capacitados que acompanham o paciente nas mais diversas tarefas e atividades diárias, possibilitando-lhe lidar com as questões conflitantes, emergentes destas atividades. É uma modalidade de intervenção e uma opção de tratamento que tem como objetivo viabilizar a ressocialização de pessoas que estejam passando por dificuldades emocionais extremas e que, por esse motivo, estão excluídas do seu próprio circuito social. O acompanhado é estimulado a participar e conviver na sociedade que circula, possibilitando-lhe lidar com as questões conflitantes, emergentes destas atividades e assim, buscando uma melhor qualidade de vida.

O acompanhante terapêutico – o at – trabalhará em conjunto com outros profissionais que estejam envolvidos no tratamento, colaborando com o Projeto de Atenção Psicossocial (PAP) que será traçado voltado às singularidades do(s) acompanhado(s).

6 comentários sobre “Curso prepara profissionais para atuarem em terapia com dependentes químicos

  1. gostaria de saber se vai ter este ano
    este curso de terapia com dependentes quimicos.
    sem mais obrigado

    1. Olá, por enquanto não temos a previsão de realização deste curso, esperamos contar com a compreensão de vocês!

  2. GOSTARIA DE SABER SOBRE O O CURSO DE TERAPEUTA EM DEPENDENCIA QUIMICA

    1. Olá, por enquanto não temos a previsão de realização deste curso, esperamos contar com a compreensão de vocês!

  3. Gostaria de esta fazendo curso terapeuta dependecia quimica. Gostaria de mais informações.

    1. Olá, no momento não temos o curso no planejamento, assim que tivermos podemos entrar em contato, grata,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nossas redes sociais