Congresso do Amor Exigente - Maceió recebe evento internacional sobre dependência química - Hospital Santa Mônica

Com o objetivo de levantar discussões acerca da dependência química e do relacionamento familiar, teve início nesta quinta-feira (16), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, a 11ª edição do Congresso de Amor-Exigente. O evento, que é uma iniciativa da Associação de Amor-Exigente de Alagoas (AME/AL) e da Federação de Amor-Exigente (FEAE), foi extendido até o domingo (18).

Além de receber participantes de Alagoas e de outros estados brasileiros, nesta edição o Congresso de Amor-Exigente também atende pessoas que moram em outros países como Argentina, Uruguai e Estados Unidos. Durante os quatro dias foram realizados diversos debates entre especialistas, pesquisadores, dependentes e codependentes sobre essa a temática da dependência química, um problema que atinge cerca de 25 milhões de brasileiros.

Maceió é a primeira capital do Nordeste escolhida para sediar esse Congresso que recebe uma média de 1.200 pessoas por dia. Além das palestras, oficinas e debates, durante o horário da noite, o público tem a oportunidade de acompanhar apresentações artísticas.

Maceió foi a primeira capital do Nordeste escolhida para sediar esse Congresso que recebeu uma média de 1.200 pessoas por dia. Além das palestras, oficinas e debates, durante o horário da noite, o público teve a oportunidade de acompanhar apresentações artísticas.

De acordo com a voluntária Nara Magalhães, que também faz parte da organização do evento, Maceió foi a capital escolhida porque possui todos os critérios necessários para a realização de um evento desse porte. “É a primeira vez que o Nordeste recebe uma edição do Congresso de Amor-Exigente. Escolhemos Maceió porque, além de a cidade ter capacidade para lidar com um evento desse tamanho, queremos divulgar e incentivar a criação de novos grupos nessa região”, declarou.

Para a colaboradora Cristina, que veio da cidade de Maringá, localizada no estado do Paraná, prestigiar pela quarta vez uma edição do Congresso de Amor-Exigente, as trocas de experiência vivenciadas nos debates foram extremamente importantes para a superação do seu problema.

“Conheci esse trabalho através da dependência do meu filho. Considero que a minha participação no grupo foi importante porque, além de contribuir com a recuperação do meu filho, ele ajudou na forma como a minha família lidou com essa situação”, ressaltou.

“Embora o meu filho já tenha passado por uma recaída, há 6 anos ele não usa mais drogas e está, inclusive, concluindo um curso superior em Engenharia Mecatrônica com expectativas para o mercado de trabalho”, complementou.

Para Dimas Pinto da Silva, que há 15 anos se vê livre da dependência química, o grupo de discussão contribuiu significativamente com a superação do seu vício. “Foi como me ver resgatado. Recuperei a vontade de viver, meus princípios, a disciplina e o equilíbrio. Foi a alternativa que eu encontrei para superar o alcoolismo. Posso dizer com segurança que mudei de vida”, enfatizou.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h