Saiba mais sobre a depressão, a dor da mente e do corpo - Hospital Santa Mônica

O deprimido sofre calado, pois na sua insegurança pode aceitar o comentário de que é fraco.

Só quem passou por uma depressão sabe quanto é sofrido querer reagir e não ter forças para enfrentar algumas situações.

De acordo com a psicóloga Graça Miquelutti Camargo, a depressão é duas vezes mais frequente e precocemente diagnosticado em mulheres, em virtude de seus pensamentos ruminantes.

“Os episódios não tratados geralmente se resolvem num prazo de três a seis meses. Entretanto, a recaída é frequente e algumas pessoas seguem uma evolução crônica, passando várias vezes por uma nova crise”, afirma a psicóloga.

A prevalência em mulheres tem sido atribuída a uma variedade de fatores, ambientais e internos de conflito e autocensura desempenhando um grande papel neste desmoronamento da mente.

Como perceber a depressão
De repente o indivíduo começa a se sentir mal o tempo todo, não tem vontade de ir trabalhar, não tem nenhuma sensação de controle sobre sua vida, tem a impressão que jamais realizará algo e que a própria experiência é desinteressante.

Começa a atrair a atenção de familiares e amigos, que não entendem porque você está desistindo de tudo que sempre lhe deu prazer. Os deprimidos se percebem extremamente desamparados e, na maioria das vezes, não conseguem buscar e aceitar ajuda. “Quanto mais deprimido a pessoa fica, mais pensamentos negativos lhe ocorrem, mais ela acreditará neles e mais deprimida irá tornar-se”, completa a psicóloga.

Por isso, o tratamento deve visar, não só, acelerar a recuperação do episódio atual, mas também manter as melhoras e, se possível, reduzir as probabilidades de recorrências. A meta imediata é aliviar os pensamentos negativos.

Essa preocupação tem estimulado o desenvolvimento do tratamento psicológico que são destinados a ensinar aos pacientes habilidades ativas para o enfraquecimento dos pensamentos negativos.

Graça Miquelutti Camargo acredita que isso acontece através da revisão de sua vida, possibilitando a pensar de modo, mas adaptativo criando tendência de pensamentos positivos.

Unimed Federal
Fusex