Como saber se eu tenho transtorno de personalidade? Veja os principais sintomas - Hospital Santa Mônica

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 700 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de distúrbio mental, e o transtorno de personalidade está entre os mais observados. Trata-se de um padrão de comportamento permanente, que se evidencia no fim adolescência e início da vida adulta.

Assim, determinadas características — como a presença de sentimentos, pensamentos e ações que não se adaptam às diversas situações — tornam-se destaque nas pessoas com esse problema. Além disso, grandes consequências são geradas na vida do indivíduo e em suas relações interpessoais.

Por isso, é fundamental ter conhecimento sobre os sintomas desse transtorno para que se possa buscar auxílio profissional. Neste post, elencaremos seus principais sinais, então, continue a leitura para entender melhor!

Indicativos do transtorno de personalidade

Existem diversos tipos de transtorno de personalidade, e cada um apresenta sintomas específicos. Abaixo, listaremos alguns desses sinais!

Desconfiança generalizada

Constantemente, há suspeita de que as pessoas ao redor não são confiáveis e têm intenção de causar prejuízos, porém, essas conclusões são tiradas a partir de ideias infundadas. A sensação de perseguição e exploração dificulta a relação com outros indivíduos, uma vez que acontecimentos sem relevância podem ser vistos como ameaçadores e humilhantes.

Por mais que exista afinidade com alguém, isso não é permanente. Dessa forma, o cotidiano acaba cada vez mais limitado pelo medo e desconfiança.

Falta de interesse em relacionamentos

Sintoma caracterizado pela ausência de atração por relações mais íntimas ou com familiares e amigos. A pessoa tem dificuldade de expor suas emoções e, além de preferir realizar atividades sozinha, é resistente a elogios e críticas, uma vez que costuma ser fria e pouco afetiva.

Carência excessiva

Embora o desinteresse por relacionamentos possa indicar o transtorno de personalidade, precisar de muito afeto também pode ser um sinal. Essa característica é tão evidente quando causada pelo distúrbio, que quem a tem se torna submisso a amigos e parceiros por necessitar de aprovação e apoio em todos os aspectos de sua vida.

Excesso de ego

Nesse caso, não se trata de uma elevada autoestima, e sim de um comportamento narcisista, caracterizado pela busca incansável de sempre ser o centro das atenções. O indivíduo sente necessidade de ser adorado e reconhecido e acredita em sua singularidade enquanto ser humano.

Perfeccionismo ao extremo

Sinal caracterizado pela preocupação frequente com organização. Por esse motivo, há dedicação extrema às tarefas domésticas, do trabalho e até atividades mais simples. O perfeccionismo se transforma em um empecilho na rotina.

Importância de buscar ajuda profissional

Cada um dos sintomas mencionados anteriormente traz prejuízos à pessoa que os tem. Desse modo, contar com profissionais especializados e uma instituição de referência como o Hospital Santa Mônica possibilitará o tratamento adequado ao tipo de transtorno e contribuirá para restabelecimento da qualidade de vida e bem-estar.

Perceba, então, que o transtorno de personalidade traz consequências negativas em diversos âmbitos da vida de quem sofre com ele. Portanto, se você acredita que pode ter esse problema, não deixe de procurar um médico, para que o diagnóstico correto seja dado.

E aí, gostou deste post? Então, aproveite para entender melhor por que é importante ter atenção à mudança de humor e comportamento!