Como convencer uma pessoa de que a internação é o melhor caminho? - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Conversar com um ente querido ou amigo próximo sobre a necessidade de internação, seja por conta de dependência química, seja por causa de transtornos mentais, é sempre um grande desafio. Afinal, é comum que em um primeiro momento a pessoa não reconheça que precisa de ajuda profissional, mesmo diante de seu comportamento e postura no dia a dia.

No entanto, há algumas formas de fazer essa abordagem para mostrar ao indivíduo que a internação é sim o melhor caminho para ele e para os que estão a sua volta. Acompanhe as dicas neste post.

Converse sobre a necessidade de internação

O primeiro passo é sempre o mesmo: conversar de uma forma honesta e sincera. No entanto, tenha cuidado com a abordagem. Iniciar o assunto de um jeito agressivo ou com ar de julgamento não é o melhor caminho.

Na realidade, será preciso muito mais do que uma única conversa. Você tem que mostrar que a pessoa pode contar com você para desabafar. Por isso, estabeleça o diálogo em locais fechados, de preferência em um ambiente confortável.

Fale sobre o que está acontecendo, demonstre o quanto se preocupa com a situação e cite que há uma saída: a ajuda médica. Em conversas futuras, mencione novamente a sua preocupação e instrua que a internação é a melhor opção para o caso.

Vá com a pessoa em grupos e centros de ajuda

A resistência é um dos sinais iniciais que alguém apresenta quando não aceita a internação. Muitas vezes, essa pessoa fará de tudo para manter distanciamento de todos, mesmo de quem só quer o seu bem. Por isso, você pode usar esse momento para levá-la em grupos e centros de ajuda.

Por meio de palestras ministradas por profissionais da saúde ou depoimentos de quem viveu a situação e se recuperou é possível oferecer um olhar positivo sobre o momento. Acompanhe a pessoa durante os grupos e se ofereça para acompanhá-la também no momento da internação.

Busque ajuda profissional

Convencer alguém sobre a necessidade de internação é um processo que pode ser muito lento. Durante todas as tentativas é possível que haja momentos de tensão, quebra de confiança e incertezas. A situação envolve a família inteira da pessoa que precisa de tratamento e afeta a rotina de todos os que estão perto.

Por esse motivo, buscar por ajuda profissional para se aconselhar e desabafar sobre o momento em que está vivendo é fundamental. Sentimentos de medo, culpa e raiva são comuns e saber lidar com cada um deles é muito importante para não tornar a situação ainda mais grave. Conte com centros de tratamento para os familiares e amigos de uma pessoa que precisa ser internada ou até mesmo com um psicólogo ou terapeuta.

Como vimos, convencer uma pessoa de que a internação é o melhor caminho é um desafio. A delicadeza e gravidade do momento geram inúmeros sentimentos e reações, em quem precisa de ajuda e em quem se dispõe a ajudar. Ter dedicação e apoio psicológico é indispensável para lidar com a situação.

E para você, as informações sobre a necessidade de internação foram úteis? Conhece alguém que está nessa situação? Entre em contato conosco e receba uma orientação personalizada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos