Carboidratos refinados aumentam risco de depressão nas mulheres - Hospital Santa Mônica

A pesquisa, realizada por uma equipe da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, analisou os registros de mais de 70 mil mulheres que participaram em iniciativas do Instituto Nacional para a Saúde da Mulher, entre 1994 e 1998.

Os dados incluem informações sobre diagnóstico prévio de depressão, tipos de carboidratos consumidos e índice glicêmico (escala que mede com que velocidade os carboidratos são quebrados nos açúcares absorvidos pelo corpo). Os cientistas descobriram que quanto mais as mulheres consomem açúcares e grãos refinados, maior é o risco de desenvolver depressão. Já aquelas que mantém uma dieta com maior ingestão de fibras, grãos integrais, vegetais e frutas, correm menos risco.

Segundo os autores do trabalho, os alimentos refinados, como pão branco, massa, arroz branco e açúcar, desencadeiam uma resposta no corpo que leva a um aumento brusco da glicemia, seguido de sua queda. A oscilação aumenta ainda mais o desejo de consumir este tipo de alimento. O que acaba por desgastar o sistema nervoso, podendo levar à depressão. Por isso, alimentos integrais, que libertam energia lentamente no corpo, garantem a manutenção de uma quantidade constante de energia e, consequentemente, um risco menor do aparecimento de doenças.

“A nossa descoberta sugere que intervenções dietéticas poderiam servir como tratamento e medida preventiva para depressão”, afirma James Gangswisch, professor da Universidade Columbia e coautor do estudo

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h