Vício em comida? - Hospital Santa Mônica

Em tempos de aumento no número de obesos pelo mundo, um tema que preocupa são os viciados em comer. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, 2 a 4% da população mundial sofre de compulsão alimentar. Essa compulsão por comida pode ser um grande problema na vida de algumas pessoas. “Ela acontece porque comer se torna uma atividade prazerosa e algumas pessoas ficam viciadas por essa atitude”, conta Mohamad Barakat, endocrinologista e fisiologista do envelhecimento.

O especialista explica que comer demais, sem vontade, engolir rápido e sentir culpa são sinais de alerta. “O assalto à geladeira durante a noite também é uma característica da compulsão alimentar. O compulsivo come mesmo quando o corpo não precisa mais de energia. Além disso, muitos desses indivíduos também sofrem de depressão, ansiedade e outros transtornos psíquicos”, alerta.

Barakat cita algumas técnicas que podem ajudar no controle e ressalta que é preciso ter disciplina e ocupar os períodos ociosos da agenda com atividades saudáveis para evitar que o tempo inativo seja preenchido com comportamentos impulsivos. “Encontre novos prazeres: ouvir música, estudar ou até adotar um animal de estimação são algumas das opções para evitar a depressão”, afirma o médico.

O endocrinologista diz ainda que fazer um diário da alimentação também ajuda. “Só o fato de parar para anotar já irá fazer com que se pense melhor e até deixe de comer. Manter-se sempre saciado – com os alimentos corretos – também é importante”. E completa: as fibras, presentes em verduras, frutas e alimentos integrais, são as mais eficazes para dar essa sensação. Já a gordura faz o contrário, porque interfere com a parte do cérebro que regula a saciedade.

“Quando uma pessoa come muita gordura, ela não se sente saciada e tende a comer mais para se satisfazer”, relata. Barakat ressalta que a prática de exercícios é fundamental, já que além de queimar mais calorias, facilita o controle de peso e melhora o funcionamento intestinal, contribuindo de forma ampla para o tratamento do problema.

Quer saber mais sobre transtorno alimentar? acesse nosso conteúdo sobre o assunto – bulimia, anorexia e compulsão alimentar.

 

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h