Nova esperança para a doença de Parkinson - Hospital Santa Mônica

Estudo publicado na revista Brain, uma das mais importantes revistas científicas na área da medicina e neurociências, mostra pela primeira vez alterações neuroquímicas na doença de Parkinson que podem abrir as portas a novos tratamentos. Pela primeira vez ficou demonstrado que pessoas com Parkinson têm níveis reduzidos de uma importante enzima cerebral chamada fosfodiesterase 10A (PDE10A), quando comparado com indivíduos sem a doença.

Ainda mais relevante, foi verificar que a redução estava associada à gravidade dos sintomas motores bem como à progressão da enfermidade, com aqueles doentes numa fase mais avançada e com sintomas motores mais graves apresentando uma redução ainda maior da enzima. Segundo Tiago Reis Marques, médico psiquiatra e investigador do Instituto de Psiquiatria do Kings College (Londres), e um dos autores do trabalho científico, “as fosfodiesterases são uma família de enzimas que se expressam em várias zonas do corpo humano. Elas tem a particularidade de se localizar numa região específica do cérebro, os gânglios da base, onde está envolvida na regulação da dopamina, o neurotransmissor implicado em doenças como a doença de Parkinson e a Esquizofrenia”.

O estudo publicado foi desenvolvido durante 2 anos por um consórcio internacional de neurologistas e psiquiatras que se dedicou a estudar a enzima PDE10A em várias doenças psiquiátricas e neurológicas, como a esquizofrenia, a doença de Parkinson e a doença de Huntington. Os resultados sugerem fortemente que a PDE10A pode ser um potencial alvo para novos fármacos no tratamento da doença de Parkinson. De acordo com Tiago Reis Marques “é expectável que remédios especificamente dirigidos a esta enzima possam melhorar os sintomas da doença de Parkinson”.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h