O cenário político tem ocupado grande parte do nosso tempo e dos noticiários neste período eleitoral no Brasil. As discussões estão cada vez mais acirradas e independente do seu candidato preferido, ou se pior, não consegue se identificar com nenhum deles, isso pode causar ansiedade, depressão e preocupações além do limite e prejudicar o seu sono e a sua saúde mental.
Uma coisa é certa, em tempo algum o Brasil vivenciou uma eleição como esta, tão conturbada e polêmica. Como previsto, as fake news (notícias falsas) e as acusações, agitaram o mercado e causaram muitas discussões nas redes sociais, dá até para arriscar que muitas pessoas acabaram comprometendo e abalando suas amizades.
Mas, acima de tudo, esse momento tem gerado muita preocupação com o que será do país em um futuro muito próximo, como estará a economia do país e o nível de desemprego em 2023? Como será o crescimento do país para os próximos anos?
Todo esse momento de incerteza, trás para os brasileiros uma sensação de ansiedade e até de depressão, mas como ultrapassar esse momento mantendo seu estado de sanidade mental em dia?
Se acalme! isso não acontece só aqui, mais de dois terços, aproximadamente 68%, dos adultos americanos dizem que a eleição presidencial dos EUA em 2020 foi uma fonte significativa de estresse em suas vidas, de acordo com uma pesquisa recente da American Psychological Association. Em comparação, apenas 52% disseram o mesmo antes das eleições de 2016. A proporção de adultos negros relatando a eleição como fonte de estresse saltou de 46% em 2016 para 71% em 2020.
E está afetando pessoas de ambos os lados do corredor político, com 76% dos democratas, 67% dos republicanos e 64% dos independentes dizendo que a eleição é uma fonte de estresse significativo.
O transtorno de estresse eleitoral não é um diagnóstico científico, mas o conceito é real, de acordo com o Dr. Robert Bright , um psiquiatra da Clínica Mayo. É uma experiência de ansiedade avassaladora que pode se manifestar de várias maneiras.
E uma pesquisa da APA constatou que um quarto dos trabalhadores americanos se sentia menos produtivo e mais estressado em seus empregos por causa de discussões políticas no ambiente de trabalho. Os níveis de estresse e ansiedade são verdadeiros, independentemente da filiação partidária ou da ideologia.
Todas as eleições presidenciais são estressantes. Felizmente, muitas das estratégias que usamos para controlar a ansiedade de forma geral, também afetam a ansiedade eleitoral. Aqui estão algumas das coisas que podem ajudar a aliviar o estresse gerado por esta eleição.
Se a conversa política está gerando muita ansiedade em você, há coisas que você pode fazer para evitar isso:
-
Saiba que o estresse nas eleições é normal
Há algo muito consolador em saber que o que você está experimentando é perfeitamente normal, dadas as circunstâncias.
-
Limite sua exposição à conversa eleitoral e cobertura de mídia.
-
Altere sua página inicial ou website padrão do computador para um site não-político.
-
Evite as redes sociais até depois da eleição (ou verifique as mídias sociais por 10 minutos no final do dia, em vez de obter todas as notificações durante o dia).
-
Mantenha-se em dia com as notícias, mas diminua o tempo de acesso e priorize as fontes confiáveis de notícias.
-
Não entre em situações de conflito (evite as conversas mais acaloradas e respeite a opinião alheia).
-
Aposte numa atividade relaxante.
-
Priorize seu bem-estar e sua saúde.
-
Não antecipe catástrofes.
Se está causando prejuízo, se está causando depressão clínica e tristeza, e choro, e certamente sentimentos de desesperança ou desamparo que evoluem para sentimentos reais de desespero ou mesmo pensamentos suicidas, certamente, nesse momento, é hora de procurar ajuda profissional.
Agora que você já sabe o que fazer para evitar a ansiedade neste período, não deixe de ler nosso blog e seguir nossos artigos e aproveite para se distrair neste final de semana ou se precisar, entre em contato conosco, teremos muito prazer em ajudar!