Conversar com um ente querido ou amigo próximo sobre a necessidade de internação, seja por conta de dependência química, seja por causa de transtornos mentais, é sempre um grande desafio. Afinal, é comum que em um primeiro momento a pessoa não reconheça que precisa de ajuda profissional, mesmo diante de seu comportamento e postura no dia a dia.
No entanto, há algumas formas de fazer essa abordagem para mostrar ao indivíduo que a internação é sim o melhor caminho para ele e para os que estão a sua volta. Acompanhe as dicas neste post.
Converse sobre a necessidade de internação
O primeiro passo é sempre o mesmo: conversar de uma forma honesta e sincera. No entanto, tenha cuidado com a abordagem. Iniciar o assunto de um jeito agressivo ou com ar de julgamento não é o melhor caminho.
Na realidade, será preciso muito mais do que uma única conversa. Você tem que mostrar que a pessoa pode contar com você para desabafar. Por isso, estabeleça o diálogo em locais fechados, de preferência em um ambiente confortável.
Fale sobre o que está acontecendo, demonstre o quanto se preocupa com a situação e cite que há uma saída: a ajuda médica. Em conversas futuras, mencione novamente a sua preocupação e instrua que a internação é a melhor opção para o caso.
Vá com a pessoa em grupos e centros de ajuda
A resistência é um dos sinais iniciais que alguém apresenta quando não aceita a internação. Muitas vezes, essa pessoa fará de tudo para manter distanciamento de todos, mesmo de quem só quer o seu bem. Por isso, você pode usar esse momento para levá-la em grupos e centros de ajuda.
Por meio de palestras ministradas por profissionais da saúde ou depoimentos de quem viveu a situação e se recuperou é possível oferecer um olhar positivo sobre o momento. Acompanhe a pessoa durante os grupos e se ofereça para acompanhá-la também no momento da internação.
Busque ajuda profissional
Convencer alguém sobre a necessidade de internação é um processo que pode ser muito lento. Durante todas as tentativas é possível que haja momentos de tensão, quebra de confiança e incertezas. A situação envolve a família inteira da pessoa que precisa de tratamento e afeta a rotina de todos os que estão perto.
Por esse motivo, buscar por ajuda profissional para se aconselhar e desabafar sobre o momento em que está vivendo é fundamental. Sentimentos de medo, culpa e raiva são comuns e saber lidar com cada um deles é muito importante para não tornar a situação ainda mais grave. Conte com centros de tratamento para os familiares e amigos de uma pessoa que precisa ser internada ou até mesmo com um psicólogo ou terapeuta.
Como vimos, convencer uma pessoa de que a internação é o melhor caminho é um desafio. A delicadeza e gravidade do momento geram inúmeros sentimentos e reações, em quem precisa de ajuda e em quem se dispõe a ajudar. Ter dedicação e apoio psicológico é indispensável para lidar com a situação.
E para você, as informações sobre a necessidade de internação foram úteis? Conhece alguém que está nessa situação? Entre em contato conosco e receba uma orientação personalizada!