Veja a importância do acompanhamento multidisciplinar na saúde mental

Veja a importancia do acompanhamento multidisciplinar na saúde mental

O acompanhamento multidisciplinar se dá pela combinação de profissionais de diferentes áreas, com qualificações e experiências complementares, trabalhando juntos para garantir um tratamento completo e sistêmico.

Nas últimas décadas, a medicina tem focado em uma visão holística, ou seja, uma perspectiva que considera o organismo como um todo, tratando as múltiplas interações dos aspectos físicos e mentais.

O campo da saúde mental, especificamente, influencia e é influenciado por essas questões complexas e profundas de cada ser humano, tornando o tratamento multidisciplinar essencial para integralizar todas as possibilidades terapêuticas.

Neste artigo, vamos abordar a importância da equipe de saúde multidisciplinar no tratamento de transtornos mentais. Continue conosco e compreenda como esse tipo de acompanhamento implica em inúmeros benefícios!

Potencialização da terapia

As intervenções para tratar transtornos mentais muitas vezes necessitam de terapias medicamentosas para gerar melhores resultados. E o que se observa é que os pacientes apresentam uma melhora significativa quando os medicamentos são combinados com outras terapias.

De acordo com um estudo publicado pela Revista Brasileira de Psiquiatria, pessoas com transtorno de humor bipolar têm redução na duração da hospitalização e do tratamento medicamentoso quando também usufruem de um acompanhamento psicoterapêutico.

A associação da psicoterapia gera benefícios, pois aumenta a empatia e interação com o paciente. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar sintomas precocemente e melhorar o uso dos medicamentos de maneira adequada.

Atendimento de todas as demandas apresentadas pelo paciente

É bastante comum que indivíduos com transtornos mentais apresentem outras doenças ou sintomas constantes, como enxaquecas e dores musculares. Além disso, disfunções alimentares e problemas de sono também são manifestados de maneira frequente.

A partir do acompanhamento multidisciplinar, é possível que diferentes profissionais como nutricionistas, neurologistas, psicólogos e fisioterapeutas planejem o tratamento mais adequado e integral dessas pessoas.

Assim, a complementaridade de diferentes abordagens facilita a aceitação da condição clínica e também aumenta a adesão ao tratamento. Dessa maneira, a integração terapêutica impacta diretamente a qualidade de vida dos pacientes com transtornos mentais.

Intervenção assistida por cães

Dentro do contexto de acompanhamento multidisciplinar, a intervenção assistida por cães ganha destaque positivo. Esse tipo de tratamento tem como objetivo humanizar o cuidado para a recuperação da saúde mental por meio do contato com cães.

A proximidade com os animais é acompanhada por profissionais que documentam e analisam o progresso dos sintomas, sendo as respostas a essa estratégia consideravelmente positivas. Os pacientes melhoram aspectos como autoestima, comunicação, relações interpessoais e independência para realizar tarefas do dia a dia.

Ambiente agradável e seguro para o paciente

Outro benefício significativo do acompanhamento multidisciplinar é a possibilidade que a equipe tem de proporcionar um ambiente agradável e seguro ao paciente.

Isso acontece por causa da maior relação de abertura com os profissionais. Ela se torna mais natural, pois é mais fácil solucionar problemas que muitas vezes precisariam ser atendidos por outros centros de saúde.

Dessa forma, os pacientes e suas famílias têm maior comodidade em ser atendidos por diferentes questões do tratamento. E, consequentemente, eles confiam mais nos recursos clínicos utilizados.

A partir de todas as vantagens que o acompanhamento multidisciplinar proporciona, é fácil compreender a importância desse tipo de abordagem. Todos os processos e estratégias têm em comum o intuito de melhorar a aderência ao tratamento e realmente mudar o estilo de vida das pessoas atendidas.

O Hospital Santa Mônica é referência no acompanhamento multidisciplinar nos tratamentos de transtornos mentais. A equipe busca criar um plano de cuidado individualizado e humano, a fim de garantir um ambiente saudável e tranquilo para todos os pacientes.

Gostaria de saber mais sobre os nossos diferenciais de atendimento e assistência à saúde? Então, assine nossa newsletter para receber os conteúdos que produzimos e compartilhamos!