Tratamento de Dependência a Alucinógenos - Hospital Santa Mônica

Alucinógenos são drogas que fazem você ver, ouvir e sentir coisas que não são reais. Algumas dessas drogas causam mudanças intensas de humor que podem levar à violência ou ao suicídio.

Alguns dos alucinógenos mais comuns incluem:

LSD, também conhecido como doce que é feito a partir de um produto químico encontrado em um fungo encontrado em centeio e outros grãos;

Peiote, que é de um cacto encontrado no norte do México e no sudoeste dos Estados Unidos. O ingrediente principal é a mescalina, que também pode ser feita pelo homem;

Psilocibina, que é encontrada em certos tipos de cogumelos da América do Sul, do México e dos Estados Unidos

PCP,fenciclidina (fenilciclo-hexilpiperidina ou fenilcicloexilpiperidina, comumente iniciado como PCP), também conhecida como pó de anjo ou poeira da lua, é uma droga dissociativa antigamente usada como agente anestésico, seu uso causa alucinações, pois tem efeitos neurotóxicos.

Abuso e dependência são padrões de uso de drogas que levam a graves problemas pessoais, familiares e de saúde. O abuso é quando você continua tomando a droga mesmo que cause problemas como:

  • Faltar ao trabalho ou a escola ou chegar sempre atrasado, não se importando com compromissos que costumavam importar para você;
  • Romper regras ou infringir a lei;
  • Descumprir promessas, argumentar, ou mesmo ser violento com outras pessoas;
  • Assumir riscos fazendo coisas perigosas, como dirigir sob a influência de álcool ou drogas ou sexo de risco.

Se continuar a abusar das drogas, pode se tornar dependente. Quando você é dependente, você:

  • Precisa usar mais e mais do medicamento ou usá-lo com mais frequência para obter os mesmos efeitos;
  • Perde o controle, o que significa que você continua usando drogas, mesmo sabendo que é prejudicial para você ou para outros ou você não consegue parar de usar drogas quando tenta;
  • Você gasta muito tempo e energia para obter drogas, usa drogas e supera os efeitos;
  • Tem sintomas de abstinência quando para de usar alucinógenos.

A dependência também é chamada de vício. Essas drogas são muito perigosas. Químicos nocivos podem estar nesses medicamentos. Diferentes lotes de drogas nem sempre contém os mesmos componentes. Não há como saber como o medicamento irá afetá-lo.

Qual é a causa?

Os alucinógenos mudam a maneira como seu corpo e seu cérebro funcionam. Quando você usa alucinógenos, seu cérebro começa a se acostumar com ele.

Como resultado, você pensa sobre os alucinógenos o tempo todo, você não se sente bem, a menos que use, e você pode agir diferente quando você os usa.

Quando você para de usar de repente, o equilíbrio de produtos químicos em seu cérebro muda, o que causa sintomas de abstinência.

Você tem um maior risco de se tornar dependente de drogas se você:

  • Tiver uma história familiar de abuso de drogas ou álcool;
  • Tiver abusado de álcool ou drogas no passado;
  • Se sente facilmente frustrado, tiver problemas para lidar com o estresse ou sente que não é bom o suficiente;
  • Usa álcool ou drogas regularmente;
  • Tiver um problema de saúde mental.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de abuso ou dependência de alucinógenos dependem de quanto e com que frequência você usa os medicamentos. Os sintomas podem ser leves a graves, tais como:

  • Se sentir nervoso ou com problemas para dormir;
  • Apresentar dor no ventre, náuseas ou perda de apetite;
  • Apresentar batimentos cardíacos rápidos, sudorese intensa, boca seca ou agitação;
  • Pensar que os outros não estão preocupados com você quando eles estão;
  • Ver, ouvir ou sentir coisas que não são reais;
  • Ter ataques de pânico;
  • Ter mudanças súbitas no humor, como rir sem motivo, ficar irritado, tornando-se violento ou suicida.

Se você usa alucinógenos, você pode ter flashbacks, como se estivesse sentindo os efeitos da droga, mesmo que você não tenha tomado nenhuma droga recentemente. Flashbacks podem acontecer dias, semanas ou mesmo anos depois de parar de tomar o medicamento.

Se você é um usuário frequente, você pode ter sinais de danos cerebrais, como perda de memória, curto espaço de atenção e problemas para pensar.

Um problema muito grave com os alucinógenos é que eles mudam seu senso de realidade. Por exemplo, você pode acreditar que pode voar ou dirigir 1000 milhas por hora. Milhares de pessoas acabam em salas de emergência com lesões causadas pelos sentimentos irrealistas enquanto tomam drogas.

Uma overdose de alucinógenos pode ser fatal.

Como é o diagnóstico?

O seu médico irá perguntar o quanto e com que frequência você usa alucinógenos. Seja honesto sobre o uso de drogas. Seu médico precisa dessas informações para lhe indicar o tratamento adequado. Ele também irá perguntar sobre seus sintomas e histórico médico e examiná-lo. Você pode fazer testes de sangue ou urina.

Como é o tratamento?

O abuso e dependência de alucinógenos podem ser tratados. Para que qualquer tratamento seja bem-sucedido, você deve querer parar de usar alucinógenos. Não tente usar álcool e outras drogas para reduzir os sintomas de abstinência. O seu médico pode prescrever medicamentos para ajudá-lo a parar com o uso.

Se você está abusando ou dependendo de alucinógenos e quer parar, obtenha ajuda.

Grupos de autoajuda como Narcóticos Anônimos, grupos de apoio e terapia podem ser úteis. Você pode ser tratado em um programa de tratamento de abuso de substâncias.

A recuperação da dependência é um processo de longo prazo. O tratamento de acompanhamento é muito importante para que você não volte a abusar de drogas.

Se você tiver uma overdose, ou está tendo sintomas severos de abstinência, você precisará ser tratado em um hospital. Você também será tratado por quaisquer problemas de saúde, como um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outros problemas que possam ameaçar a vida.

Quem poderá cuidar de mim?

A melhor maneira de se ajudar é procurar o seu médico e fazer planos para parar de tomar drogas. Se você já está em tratamento com um profissional de saúde, é importante conhecer o tratamento que ele prescreveu. Obtenha suporte. Fale com a família e amigos.

Considere juntar-se a um grupo de apoio. Aprenda a gerenciar o estresse. Peça ajuda em casa. Encontre formas de relaxar, por exemplo, aproveite um hobby, ouça música, assista filmes ou passeie.

Experimente exercícios de respiração profunda quando se sentir estressado. Tome cuidado com sua saúde física. Tente dormir por pelo menos 7 a 9 horas de sono por noite. Siga uma dieta saudável.

Limite a cafeína. Se você fumar, saia. Não use álcool ou drogas. Faça exercício de acordo com as instruções do seu médico. Evite situações em que as pessoas possam usar álcool ou drogas. Verifique seus medicamentos.

Para ajudar a prevenir problemas, informe o seu médico e o farmacêutico sobre todos os medicamentos, remédios naturais, vitaminas e outros suplementos que você toma.

Entre em contato com seu médico ou terapeuta se tiver alguma dúvida ou seus sintomas parecem piorar.

O Hospital Santa Mônica é referência em saúde mental – é o lugar certo para o Tratamento de Dependência a Alucinógenos. Nosso espaço é especialmente planejado e oferece as melhores condições para a recuperação do paciente.

Conte com a nossa ajuda neste momento!

Drogas alucinógenas são muito perigosas, uma vez que podem conter elementos químicos nocivos.

Tratamentos eficazes em ambiente seguro e familiar. Converse com nossos médicos especialistas.
VENHA NOS CONHECER

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h