Publicado em Deixe um comentário

Transtornos Alimentares

Ebook Transtornos Alimentares

Transtornos Alimentares. Muito mais do que comer.

O objetivo deste ebook é compartilhar informações que possam ajudar a prevenir e tratar transtornos alimentares entre adolescentes e adultos.

Download Gratuito

Os transtornos alimentares apresentam dois extremos: o não se alimentar e o comer demais. Ambos são associados à insatisfação, seja com o próprio corpo ou perante a vida. Dessa forma, a comida passa a assumir um papel controlador sobre as ações das pessoas, algumas indo para o lado da dieta de um tomate por dia e outras comendo compulsivamente. Conheça alguns dos transtornos alimentares mais comuns:

1. Compulsão alimentar: Não ter controle ao se alimentar é um dos sinais mais característicos da compulsão alimentar. E os sentimentos associados são a chave, já que surge a partir da insatisfação e a pessoa perde a noção do que deve e de quanto pode comer, com os intervalos entre as refeições cada vez menores. A comida, além de gerar prazer, passa a ser um anestesiante para os problemas sentido.

2. Bulimia: As pessoas bulímicas têm preocupação em não engordar, mas gostam muito de comer e sentem culpa pela ação. Os principais sintomas de quem apresenta bulimia são ansiedade, dores abdominais, depressão e queda de cabelo.

3. Anorexia: A anorexia já se caracteriza pela falta de alimentação. Pessoas anoréxicas acreditam serem muito mais gordas do que realmente são, tendo uma visão distorcida do próprio corpo e ingerindo poucos alimentos ou então o eliminando de maneira que agride o corpo logo depois. Depressão, queda de cabelo e interrupção menstrual também marcam o transtorno.

O tratamento para quem apresenta transtornos alimentares pode ser demorado e exige uma equipe multidisciplinar, com psiquiatras, nutricionistas e psicólogos, já que fora a desnutrição, muitos problemas psicológicos acompanham o indivíduo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *