Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Psiquiatria

Transtorno bipolar pode levar à dependência química

O transtorno afetivo bipolar e a dependência química são dificuldades que apresentam muitas dúvidas pertinentes. Estudos comprovam que pacientes bipolares apresentam tendência mais expressiva à dependência, em vez de apenas o uso nocivo de substâncias.

A presença das situações que representam maior taxa de resistência ao tratamento e, além disso, pode ocorrer interação entre os medicamentos utilizados no tratamento do transtorno bipolar e na dependência química. Quanto antes é feito o diagnóstico de transtorno bipolar entre os usuários de álcool e vice-versa, menores são as complicações futuras para ambos os quadros.

Não se deve esquecer que os pacientes durante as fases de intoxicação e abstinência de álcool e outras substâncias psicoativas, podem ter sintomas semelhantes ao quadro bipolar, e por isso, um diagnóstico do transtorno bipolar depende de dados coletados com familiares e amigos. O tratamento eficaz precisa superar diversas barreiras, entre elas está responder a pergunta: onde é melhor tratar esses pacientes?

Afinal, em um local especializado para dependentes químicos, os sintomas afetivos podem impedir a adesão ou inclusão no tratamento, já nos locais de saúde mental para não dependentes, quando é exigido um período de abstinência, corre-se o risco de inviabilizar o tratamento. Diante desse desafio de pacientes com morbidade de transtorno bipolar e dependência química, alguns fatores podem fazer a diferença.

A família e as outras pessoas envolvidas devem ajudar o paciente a se manter no tratamento oferecido e principalmente, evitar que o tratamento das duas situações não entrem em conflito. Por todas essas razões, a estrutura hospitalar acaba sendo mais adequada para uma evolução positiva do tratamento.

Os benefícios oferecidos aos pacientes são maiores se comparados às clínicas e comunidades terapêuticas. O Hospital Santa Mônica possui experiência de 45 anos de atuação, acompanhamento médico 24 horas, aparelhos especializados, farmácia completa e modelos de tratamentos que são referência na área de Psiquiatria. Ofereça mais estrutura e confiança a quem você ama.

Plantão Telefônico 24h » (11) 4668-7455 | (11) 99667-7454

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter

    setembro amarelo