Transtorno bipolar pode levar à dependência química

O transtorno afetivo bipolar e a dependência química são dificuldades que apresentam muitas dúvidas pertinentes. Estudos comprovam que pacientes bipolares apresentam tendência mais expressiva à dependência, em vez de apenas o uso nocivo de substâncias.

A presença das situações que representam maior taxa de resistência ao tratamento e, além disso, pode ocorrer interação entre os medicamentos utilizados no tratamento do transtorno bipolar e na dependência química. Quanto antes é feito o diagnóstico de transtorno bipolar entre os usuários de álcool e vice-versa, menores são as complicações futuras para ambos os quadros.

Não se deve esquecer que os pacientes durante as fases de intoxicação e abstinência de álcool e outras substâncias psicoativas, podem ter sintomas semelhantes ao quadro bipolar, e por isso, um diagnóstico do transtorno bipolar depende de dados coletados com familiares e amigos. O tratamento eficaz precisa superar diversas barreiras, entre elas está responder a pergunta: onde é melhor tratar esses pacientes?

Afinal, em um local especializado para dependentes químicos, os sintomas afetivos podem impedir a adesão ou inclusão no tratamento, já nos locais de saúde mental para não dependentes, quando é exigido um período de abstinência, corre-se o risco de inviabilizar o tratamento. Diante desse desafio de pacientes com morbidade de transtorno bipolar e dependência química, alguns fatores podem fazer a diferença.

A família e as outras pessoas envolvidas devem ajudar o paciente a se manter no tratamento oferecido e principalmente, evitar que o tratamento das duas situações não entrem em conflito. Por todas essas razões, a estrutura hospitalar acaba sendo mais adequada para uma evolução positiva do tratamento.

Os benefícios oferecidos aos pacientes são maiores se comparados às clínicas e comunidades terapêuticas. O Hospital Santa Mônica possui experiência de 45 anos de atuação, acompanhamento médico 24 horas, aparelhos especializados, farmácia completa e modelos de tratamentos que são referência na área de Psiquiatria. Ofereça mais estrutura e confiança a quem você ama.

Plantão Telefônico 24h » (11) 4668-7455 | (11) 99667-7454