Exercício físico regular reduz risco de depressão - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

A prática regular de exercício, preferencialmente três vezes por semana, reduz em cerca de 16% a probabilidade de uma pessoa vir a sofrer de depressão. A conclusão de um novo estudo britânico revelou que a atividade física parece ter um efeito protetor contra a doença.

Os investigadores do University College London (UCL), na Inglaterra, analisaram 11.135 pessoas nascidas em 1958 até os 50 anos, registrando a existência de sintomas depressivos e os níveis de atividade física em intervalos regulares durante a idade adulta, tendo descoberto que cada sessão adicional de exercício por semana diminuía o risco de depressão em 6%.

“Assumindo que se trata de uma relação causal, o exercício físico como forma de lazer tem um efeito protetor contra a depressão. Se um adulto entre os 20 e os 40 anos de idade que não é fisicamente ativo passar a fazer exercício três vezes por semana, irá reduzir em cerca de 16% a probabilidade de ter depressão”, explica Snehal Pinto Pereira, coordenador do estudo publicado na revista científica JAMA Psychiatry, em comunicado.

De acordo com Pinto Pereira, a descoberta mais importante feita no âmbito deste trabalho prende-se ao fato do efeito ter sido observado “em toda a população e não apenas nos indivíduos com elevado risco de depressão clínica”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos