Publicado em Deixe um comentário

Exercício físico regular reduz risco de depressão

A prática regular de exercício, preferencialmente três vezes por semana, reduz em cerca de 16% a probabilidade de uma pessoa vir a sofrer de depressão. A conclusão de um novo estudo britânico revelou que a atividade física parece ter um efeito protetor contra a doença.

Os investigadores do University College London (UCL), na Inglaterra, analisaram 11.135 pessoas nascidas em 1958 até os 50 anos, registrando a existência de sintomas depressivos e os níveis de atividade física em intervalos regulares durante a idade adulta, tendo descoberto que cada sessão adicional de exercício por semana diminuía o risco de depressão em 6%.

“Assumindo que se trata de uma relação causal, o exercício físico como forma de lazer tem um efeito protetor contra a depressão. Se um adulto entre os 20 e os 40 anos de idade que não é fisicamente ativo passar a fazer exercício três vezes por semana, irá reduzir em cerca de 16% a probabilidade de ter depressão”, explica Snehal Pinto Pereira, coordenador do estudo publicado na revista científica JAMA Psychiatry, em comunicado.

De acordo com Pinto Pereira, a descoberta mais importante feita no âmbito deste trabalho prende-se ao fato do efeito ter sido observado “em toda a população e não apenas nos indivíduos com elevado risco de depressão clínica”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nossas redes sociais