Hospital não credenciado para atendimento SUS.

Psiquiatria

Os Benefícios do Exercício Físico na Saúde Mental

Os Benefícios do Exercício Físico na Saúde Mental

Exercício físico para o combate da Depressão, Ansiedade e Estresse

Todo mundo sabe que o exercício praticado com regularidade é bom para o corpo. Mas o exercício também é uma das maneiras mais eficazes para melhorar sua saúde mental. O exercício regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, na ansiedade, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dentre outros. Também alivia o estresse, melhora a memória e o estado de humor e ajuda a dormir melhor. E o mais importante, você não precisa ser um fanático por esportes para colher os benefícios. Pesquisas indicam que quantidades modestas de exercícios podem fazer a diferença. Independentemente da sua idade ou nível de atividade, você pode aprender a usar o exercício como uma ferramenta poderosa para se sentir melhor.

Quais são os benefícios para a saúde mental do exercício?

O exercício não é apenas sobre a capacidade aeróbia e consistência muscular. Claro, o exercício pode melhorar sua saúde física e seu físico, afinar a sua cintura, melhorar sua vida sexual e melhorar o seu condicionamento. Mas isso não é o que motiva a maioria das pessoas a permanecerem ativas.

As pessoas que se exercitam regularmente tendem a fazê-lo porque lhes dá uma enorme sensação de bem-estar. Eles se sentem mais ativos ao longo do dia, dormem melhor à noite, notam melhorias na memória e se sentem mais relaxados e positivos sobre si mesmos e sobre suas vidas. E também é uma medicina poderosa para muitos desafios comuns de saúde mental como:

Exercício e depressão

Estudos mostram que o exercício pode tratar depressão leve a moderada tão efetivamente quanto a medicação antidepressiva – mas sem os efeitos colaterais, é claro. Além de aliviar os sintomas de depressão, a pesquisa também mostra que manter um horário de exercícios pode impedir você de ter uma recidiva.

O exercício é um método poderoso contra a depressão. Mas mais importante ainda, promove todos os tipos de mudanças no cérebro, incluindo crescimento neural, inflamação reduzida e novos padrões de atividade que promovam sentimentos de calma e bem-estar. Ele também libera endorfina, substância química poderosa para o cérebro que energiza seu espírito e faz você se sentir bem. Finalmente, o exercício também pode servir de distração, permitindo que você encontre algum tempo de silêncio para sair do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão.

Exercício e ansiedade

O exercício é um tratamento anti-ansiedade natural e eficaz. Ele alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar através da liberação de endorfina. Qualquer coisa que faça você se mover pode ajudar, mas você terá um benefício maior se você focar a atenção na atividade.

Tente notar a sensação de seus pés batendo no chão, por exemplo, ou o ritmo de sua respiração, ou a sensação do vento em sua pele. Ao adicionar este elemento de atenção real – concentrando-se realmente em seu corpo e como se sente ao exercer – você não só melhorará sua condição física mais rápido, mas também poderá interromper o fluxo de preocupações constantes que atravessam sua cabeça.

Exercício e estresse

Já notou como seu corpo se sente quando está sob estresse? Seus músculos podem estar tensos, especialmente no seu rosto, pescoço e ombros, deixando-o com dor nas costas ou no pescoço ou dor de cabeça dolorosa. Você pode sentir um aperto no seu peito, um pulso batendo ou cãibras musculares. Você também pode ter problemas como insônia, azia, dor de estômago, diarreia ou micção frequente. A preocupação e o desconforto de todos esses sintomas físicos podem, por sua vez, levar a um estresse ainda maior, criando um ciclo vicioso entre a mente e o corpo.

Exercitar é uma maneira eficaz de quebrar esse ciclo. Além de liberar endorfinas no cérebro, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e aliviar a tensão no corpo. Uma vez que o corpo e a mente estão tão intimamente ligados, quando seu corpo se sente melhor assim, também, sua mente.

Exercício e TDAH

Exercitar regularmente é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de reduzir os sintomas do TDAH e melhorar a concentração, a motivação, a memória e o humor. A atividade física aumenta imediatamente os níveis de dopamina, norepinefrina e serotonina do cérebro, tudo isso afetando foco e atenção. Desta forma, o exercício funciona da mesma forma que medicamentos ADHD, como Ritalina e Adderall.

Exercício e Transtorno de Estresse pós-traumático – TEPT

A evidência sugere que, concentrando-se realmente em seu corpo e como se sente à medida que se exercita, você pode realmente ajudar seu sistema nervoso e começar a emitir resposta ao estímulo de imobilização que caracteriza o TEPT ou o trauma. Em vez de pensar em outras coisas, preste muita atenção às sensações físicas em suas articulações e músculos, até mesmo o seu interior enquanto seu corpo se move. Exercícios que envolvem movimento cruzado e que envolvem os braços e as pernas – como caminhar (especialmente na areia), correr, nadar, musculação ou dançar – são algumas de suas melhores escolhas.

Atividades ao ar livre como caminhadas, vela, mountain bike, escalada, rafting e esqui, também mostraram reduzir os sintomas.

Fonte: Serviço de Fisioterapia do Hospital Santa Mônica e Helpguide.org

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter