Livro conta história de mães de dependentes químicos - Hospital Santa Mônica

Livro conta história de mães de dependentes químicos

“Francisca tornou-se o escudo que defendia Ronaldo da morte. Seu maior medo era que os traficantes o matassem. Foi esse o motivo que a levou fazer o que podia e o que não podia para defendê-lo. Se o filho recebia ameaças por não ter pago a droga que havia comprado, era ela quem tinha que …

“Francisca tornou-se o escudo que defendia Ronaldo da morte. Seu maior medo era que os traficantes o matassem. Foi esse o motivo que a levou fazer o que podia e o que não podia para defendê-lo. Se o filho recebia ameaças por não ter pago a droga que havia comprado, era ela quem tinha que correr atrás do prejuízo. ” No livro Algemadas – A Trajetória de Mães que Adoeceram com a Dependência Química dos Filhos (Editora Íthala), os jornalistas paranaenses Milena Beduschi e Raphael Moroz relatam a história de Rute, Francisca, Cecília, Ligia, Sandra e Marli. Mulheres que têm em comum o fato de serem mães e reféns de filhos dependentes químicos. São histórias reais de mulheres que lidam com a culpa diariamente e que viram sua vida desabar por causa do vício de seus filhos.

O livro-reportagem, escrito com uma linguagem simples e direta, rapidamente envolve o leitor. Os primeiros capítulos trazem uma introdução aos temas do jornalismo literário, das drogas e da codependência. Os capítulos seguintes são dedicados às histórias emocionantes das seis mães entrevistadas pelos autores. Os relatos mostram como essas mulheres passam a viver suas vidas com base nas necessidades dos filhos e como fazem de tudo para tentar salvá-los do vício. Muitas vezes, elas estabelecem uma relação doentia com o dependente, por isso são chamadas de codependentes. Desmotivadas e sem autoestima, elas também precisam de ajuda. Acima de tudo, precisam entender a doença dos filhos e saber como se portar para que possam realmente tomar as atitudes corretas, por mais dolorosas que possam ser.

Mais do que narrar essas histórias, a intenção dos autores é abrir os olhos de quem vive em situação parecida, mostrando que atitudes como “tolerar” ou “ignorar” o vício de seus filhos podem prejudicar ainda mais a vida familiar. Proporcionando uma visão mais ampla e extremamente real sobre famílias que possuem dependentes químicos, o livro pretende prestar um serviço à nossa sociedade.

Planos de Saúde

Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h