Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Dependência Química

Droga Miau Miau: quais os seus efeitos colaterais?

Dados divulgados pelo Relatório Mundial sobre Drogas, em 2021, chamam a atenção para um importante alerta: mais de 36 milhões de pessoas sofreram de transtornos associados ao uso de drogas. Segundo o documento, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), esses números aumentaram ainda mais após a pandemia de Covid-19.

Nesse contexto, surgiram novas substâncias, como a droga Miau Miau, que é um estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC). Considerando os dados divulgados pela UNODC e os impactos do uso de drogas sobre a saúde, vamos abordar essa importante temática.

Confira valiosas informações que o psicólogo Antonio Chaves Filho, parceiro do Hospital Santa Mônica, preparou sobre a Miau Miau, seus efeitos na saúde mental e física, assim como os métodos de uso. Ainda, você vai saber como ajudar quem precisa superar esse tipo de desafios e recuperar o bem-estar e a qualidade de vida. Boa leitura!

Afinal, o que é a droga Miau Miau?

A droga é formada à base da mefedrona, que tem como nome químico 4-metilmetcatinona. Essa substância gera efeito psicoativo no cérebro, como as demais drogas pertencentes à classe das catinonas.

Ela é extraída da planta khat, que tem efeito estimulante. A planta é tradicionalmente consumida in natura pelos povos que habitam a Arábia Saudita e certas regiões da África.

No entanto, os derivados da catinona foram proibidos em alguns países. A decisão de coibir a comercialização e o uso desses elementos ocorreu devido aos efeitos psicoativos da planta, que podem causar efeitos adversos graves ao organismo.

Como a Miau Miau surgiu?

Há indícios de que a droga Miau Miau foi sintetizada na década de 1960. Porém, ela ganhou notoriedade pelo efeito alucinógeno nas últimas décadas. Inicialmente, a catinona foi desenvolvida como um composto químico com finalidade estimulante. 

No entanto, as pessoas começaram a utilizá-la em quantidades maiores para potencializar o seu efeito estimulante. Assim, ela passou a ser comercializada de forma ilegal em alguns países.

A droga era vendida como um produto comum, disfarçado em “sais de banho” e até mesmo como “limpador de vidro”. Desse modo, a Miau Miau ganhou popularidade sob a falsa pretensão de ser outra substância.

Quais são os principais efeitos dessa droga sobre o organismo?

A mefedrona, conhecida popularmente como Miau Miau, funciona como um estimulante bastante potente, que afeta o sistema nervoso central. Destacamos seus principais efeitos sobre o corpo. Confira!

Agitação e hiperatividade

Essa substância provoca um aumento considerável nos níveis de energia e alerta. Pessoas que se mantêm constantemente nesse estado podem desenvolver doenças crônicas, inclusive, graves problemas cardiovasculares.

Euforia

Os consumidores da droga Miau Miau podem experimentar, a cada uso, uma sensação exagerada de bem-estar e contentamento. Esse estado de extrema alegria é condizente com a euforia, que pode permanecer durante todo o efeito da droga.

Aumento da pressão arterial 

Assim como acontece durante o consumo de outros entorpecentes, a Miau Miau acelera o coração, afetando os batimentos cardíacos. Assim, essa substância pode aumentar os valores relativos à pressão arterial e à frequência cardíaca. Esses quadros podem influenciar o surgimento de outras complicações cardiovasculares.

Distúrbio do sono

O uso de entorpecentes à base de mefedrona pode alterar significativamente os padrões do sono e levar a dificuldades típicas da insônia. Isso acontece devido à estimulação prolongada, que interfere na qualidade do sono e mantém o usuário da droga Miau Miau acordado.

Dificuldade de concentração

Algumas pessoas podem, sob efeito dessa droga, perceber um aumento na capacidade de concentração. Porém, esse é um efeito momentâneo desse estimulante. Com o passar do tempo e o uso continuado, a tendência é a redução da memória e do foco, além de uma maior dificuldade de concentração.

Comportamento paranoico

Se usada em altas doses, essa substância potencializa a estimulação cerebral, o que pode ocasionar quadros de paranoia e agitação. Também é comum a apresentação de comportamento agressivo, sobretudo se o usuário tiver um histórico de alucinações e delírios. Nessa condição, há o risco elevado para comportamento suicida.

Como um acompanhamento psicológico pode ajudar?

Quando se trata da manutenção dos cuidados em saúde mental, o acompanhamento psicológico é essencial. Esse tipo de intervenção é parte integrante do processo de recuperação para indivíduos que buscam se libertar da adição.

Nesse contexto, a adesão às terapêuticas específicas para a reabilitação psíquica da pessoa que está dominada pelos entorpecentes pode trazer uma variedade de benefícios. Confira as principais etapas do tratamento!

Avaliação e diagnóstico

Um profissional com expertise em tratamento focado na saúde mental de usuários de drogas pode avaliar a situação do indivíduo com um olhar mais contextualizado. Dessa forma, é possível identificar os padrões de consumo, bem como compreender os fatores subjacentes que dificultam a superação do problema.

Tratamento de problemas relacionados à adição

Dada a complexidade que envolve o uso de entorpecentes, pessoas que consomem estimulantes — como a droga Miau Miau — se expõem a sérios problemas emocionais. Entre os mais observados, temos os distúrbios mentais associados a traumas e a outros desafios psicológicos, que precisam ser tratados por meio de uma abordagem holística.

Desenvolvimento de estratégias de enfrentamento

Com a intervenção de um terapeuta, é possível ajudar o indivíduo que consome a droga Miau Miau a desenvolver habilidades para a superação de suas dificuldades. Além disso, a terapia pode ser útil no enfrentamento dos sintomas resultantes do estresse e da ansiedade gerada nessas circunstâncias.

Estabelecimento de um plano de recuperação

Os profissionais da Psicologia e da Psiquiatria podem, em conjunto, trabalhar metas mais realistas, centradas nos desafios mais difíceis de serem superados. Nessa investida, os familiares devem se envolver e garantir um suporte mais completo ao ente querido. A compreensão e o voto de confiança são essenciais nesses momentos.

Prevenção de recaídas

Uma das metas do tratamento é o desenvolvimento de um plano de ação focado em medidas de prevenção de recaídas. Durante o tratamento, o usuário de entorpecentes pode ter crises de abstinência que causam sintomas preocupantes.

Por causa disso, o suporte profissional ajuda a identificar os gatilhos que provocam as recaídas pela falta da droga no organismo. Desse modo, a equipe de apoio pode oferecer as estratégias capazes de evitá-las.

Como você percebeu, a mefedrona é uma substância perigosa, que expõe o usuário a diferentes riscos. Nesse contexto, o ideal é buscar ajuda profissional quanto antes a fim de prover a assistência necessária à reabilitação da saúde mental e física.

Precisa de ajuda nesse sentido? Entre em contato com o Hospital Santa Mônica e conheça nossos tratamentos especializados em recuperação da adição.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter