Enfrentando a Crise: Orientações para Internação em Casos de Ansiedade e Depressão

Momento Saúde Mental pelo HSM: Crise de Ansiedade e Depressão, quando internar?

O Transtorno de ansiedade é um distúrbio psiquiátrico em que há excesso de apreensão e expectativa de alguém em relação a diversos acontecimentos, que costuma perdurar por mais de seis meses e se repetir de forma episódica. Além do medo e da preocupação, há também relatos de sintomas físicos. Hoje, no Brasil, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 18 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade. O ambiente de crise, formado, por exemplo, por dificuldades financeiras, brigas na família ou estresse no trabalho pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de um quadro de ansiedade. De forma geral, há mais mulheres afetadas do que homens. A internação para pacientes com ansiedade é uma decisão difícil para a família, mas pode se tratar, em quadros muitos avançados, de uma questão de vida ou morte. Dessa forma, em situações em que se percebe risco de suicídio e perigo às vida de outras pessoas, é complicado imaginar forma mais eficiente de tratamento, considerando-se que outras vias de tratamento como medicamentos e terapias tendem a exigir um tempo mínimo para que seu efeito se manifeste. Sendo assim, a vigilância estreita em um hospital psiquiátrico pode ser de grande ajuda. Saiba mais com o psicólogo Alef Ferreira!