O que é Depressão Atípica - Hospital Santa Mônica
Internação Temporária para o Período de Festas e FériasConheça o serviço
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

A depressão é uma condição que faz com que as pessoas sintam tristeza contínua e perdem o interesse pelas atividades que antes desfrutavam. Sintomas adicionais podem incluir isolamento social, sentimentos de desesperança e inutilidade, insônia (dificuldade em adormecer e/ou adormecer), diminuição do apetite com perda de peso, fadiga, dificuldade de concentração e pensamentos de morte ou suicídio. A depressão pode interferir na capacidade de realizar tarefas diárias. Também pode contribuir para uma ampla gama de problemas físicos e impactar negativamente os relacionamentos.

Já a depressão atípica (também chamada de depressão maior com características atípicas) é um tipo específico de depressão em que os sintomas variam dos critérios tradicionais. Um sintoma específico da depressão atípica é uma melhora temporária do humor em resposta a eventos positivos reais ou potenciais. Isso é conhecido como reatividade do humor.

É um subtipo de depressão maior ou transtorno distímico que envolve vários sintomas específicos, incluindo aumento do apetite ou ganho de peso, sonolência ou sono excessivo, fadiga marcada ou fraqueza, humores que são fortemente reativos às circunstâncias ambientais, e sentindo-se extremamente sensível à rejeição.

Avaliar quão bem você está administrando a sua depressão é muito importante, por isso preparamos esse post para que você entenda melhor a doença e boa leitura!

O que é depressão atípica?

Depressão atípica pode ser um “especificador” para qualquer depressão ou transtorno distímico. Pessoas com depressão atípica, muitas vezes sofreram de depressão pela primeira vez em uma idade precoce, durante a sua adolescência.

Uma pessoa com depressão maior clássico tem pelo menos cinco dos nove seguintes sintomas:

    • Tristeza ou humor deprimido a maior parte do dia ou quase todos os dias;
    • Perda de prazer nas coisas que antes eram agradáveis;
    • Grande mudança no peso (ganho ou perda de mais do que 5% do peso dentro de um mês) ou apetite;
    • Insônia ou sono excessivo quase todos os dias; 
    • Um estado de inquietação física ou ser degradado que é perceptível pelos outros;
    • Fadiga ou perda de energia quase todos os dias;
    • Sentimentos de desesperança, inutilidade ou culpa excessiva quase todos os dias;
    • Problemas de concentração ou para tomar decisões do dia a dia;
    • Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, o plano de suicídio ou tentativa de suicídio.

O transtorno distímico, agora conhecido na comunidade psiquiátrica como “transtorno depressivo persistente”, é uma condição que envolve a presença de um humor deprimido mais dias do que não, pelo menos, um período de dois anos em adultos (um ano em crianças e adolescentes) e pelo menos mais dois dos sintomas associados acima, mas menos do que os cinco sintomas que definem um episódio depressivo major.

Apesar do nome, a depressão atípica é muito comum. Isso contrasta com a depressão “melancólica”, outro subtipo de depressão, que envolve sintomas de insônia (em vez de excesso de sono), perda de apetite (em vez de aumento do apetite), uma relativa falta de humor reatividade às circunstâncias ambientais, e uma capacidade marcadamente diminuída para sentir prazer.

Quais são os sintomas de depressão atípica?

A principal característica da depressão atípica que a distingue de depressão melancólica é reatividade de humor. Em outras palavras, a pessoa com depressão atípica vai ver o seu humor melhorar se algo de positivo acontece. Na depressão melancólica, mudanças positivas raramente irá trazer uma mudança de humor. Além disso, os critérios de diagnóstico para chamar, pelo menos, dois dos seguintes sintomas para acompanhar a reatividade de humor:

    • Dormir demais (hipersonia);
    • Aumento do apetite ou ganho de peso;
    • Tendo uma reação mais intensa ou aumento da sensibilidade à rejeição, resultando em problemas com relações sociais e de trabalho;
    • Ter um sentimento de ser pesado, para baixo, paralisado, ou “chumbo”.

Um médico irá investigar as causas físicas para qualquer um destes sintomas. Que incluirá um exame físico e testes de olhar para um problema, como hipotireoidismo. Com hipotireoidismo, tendo baixos níveis de hormônio da tireoide pode levar a sintomas que incluem depressão e ganho de peso.

O que causa a depressão atípica?

Depressão acredita-se ser o resultado de funcionamento deficiente dos circuitos do cérebro que regulam o humor, e permitir que uma região do cérebro para de comunicar com outro. As células nervosas contidas dentro de estes circuitos transmitirem sinais por meio de produtos químicos chamados neurotransmissores cerebrais – tais como dopamina, serotonina e norepinefrina. Medicamentos antidepressivos são pensados para “ajustar” estes produtos químicos e, assim, melhorar a eficiência dos circuitos cerebrais relacionados com humor.

Embora a causa exata da depressão é desconhecida, existem fatores de risco para a depressão, incluindo:

    • A história familiar de depressão;
    • A perda significativa – da morte, divórcio ou separação – que podem desencadear uma vulnerabilidade subjacente à depressão (em vez de sofrimento simplesmente normal);
    • Conflitos interpessoais e emoções relacionadas, tais como a culpa;
    • Qualquer tipo de abuso – físico sexual ou emocional;
    • Qualquer tipo de evento importante da vida como mover, alterar ou perder o emprego, graduando-se, aposentação, ou o isolamento social em pessoas que têm uma vulnerabilidade biológica para a depressão;
    • Qualquer tipo de doença grave, como câncer, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, ou HIV.

Como é tratada a depressão atípica?

Normalmente, indica-se psicoterapia (terapia de conversação) e/ou medicamentos para a depressão atípica, dependendo da gravidade dos sintomas. Existem diferentes tipos de psicoterapia e medicamentos disponíveis para o tratamento. Você pode ser encaminhado para um especialista, como um psiquiatra, psicólogo ou outro profissional de saúde mental licenciado para atendimento.

Para quem está passando por uma depressão atípica, optar por uma instituição de referência em saúde mental — como o Hospital Santa Mônica — é essencial para auxiliar o paciente e seus familiares na superação desse problema. Ser criterioso na escolha do hospital é importante para garantir que todo o processo que envolve a internação para depressão seja focada na recuperação da saúde integral e da qualidade de vida.

Está enfrentando problemas relacionados à depressão? Busque ajuda para superar a doença: entre em contato com o Hospital Santa Mônica e conheça nossos tratamentos!

 

Fonte: Sua Saúde tem Valor

6 respostas para “Depressão Atípica – Por que é tão importante?”

  1. EU JA TIVE DEPRESSAO HÁ DOIS ANOS ATRAZ E HJ ME SINTO COM TODOS OS SINTOMAS ANTERIORES QUE ESTA ATRAPALHANDO ATE NO MEU TRABALHO. SINTO QUE NINGUEM GOSTA MAIS DE MIM E EM CASA A UNICA COISA QUE EU QUERO E FICAR NO MEU QUARTO COMECEI A DORMIR EM HORARIOS QUE NAO ERA ACOSTUMADA , EU NAO ACEITO ESTAR EM DEPRESSAO NOVAMENTE EU NAO QUERO PENSO SER UMA COISA DA MINHA CABECA, AS PESSOAS FICAM ME FALANDO QUE EU ANDO DISTANTES DELAS QUE ESTOU DIFERENTE E QUEREM SABER O PQ EU NAO SEI EXPLICAR O QUE EU TENHO E NEM O PQ ELES PENSAO ASSIM NAO ME SINTO DITANTE DE NINGUEM , AS PESSOAS QUE ME EXCLUEM DE TUDO QUE VAO FAZER EU SOU A SOBRA, NO TRABALHO NAO ME FALAM NEM AS COISAS NESSESSARIA DO TRABALHO , NAO TENHO VONTADE DE CHORAS POREM TAMBEM NAO CONSIGO SORRIR PARA AS PESSOAS…

    1. Olá Rosiane, você está fazendo tratamento? esses são sintomas da depressão, o isolamento, a baixa autoestima, procure ajuda, não fique sozinha!

  2. Já passei por isso, em razão de frustrações acadêmicas, pressão e humilhação no ambiente de trabalho, eu comecei a me isolar, não ia mais nas aulas pois tinha crise de choro por não conseguir me concentrar e ficava a aula toda no banheiro chorando, meus amigos se afastaram, eu tinha sono o tempo todo, todas as coisas que gostava deixaram de significar algo pra mim, eu chorava todos os dias, vezes chorava até dormir, vezes ia dormir pra não chorar, chorava indo pro trabalho, no horário de trabalho e até na volta tambem no ônibus da faculdade. Ganhei uns 5 kg de peso, e o que mais doía era quando as pessoas me questionavam, dizendo que eu estava diferente, que não era assim, mas o que eu podia fazer? Nem eu sabia como mudar aquilo, e já não me importava mais com quem eu era. Mesmo as palavras mais simples me atingiam como lâminas, no fim do dia eu só chorava porque sentia que mais uma vez havia cumprido a programação automática, como um robô, uma maquina vazia, sem vida e esperança, não via outra alternativa que não fosse a morte, mas eu sequer me importava com isso, porque parecia que tudo dentro de mim já havia morrido, sentia que apenas meu corpo ainda estava existindo, porém totalmente vazio. Se Deus não tivesse me ajudado, não sei o que teria acontecido comigo, sou grata a ele por ter salvo minha vida!

  3. Estou passando por um quadro de depressão atípica. Perdi a vontade de fazer o que mais me da prazer… nao tenho vontade de me relacionar com ninguém, sinto muito sono durante o dia e insônia severa a noite, aumento de peso, desesperanca, culpa, hiperfagia… no entanto nao sinto tristeza. Iniciei o tratamenro a oito dias porém ainda nao desfruto dos resultados. Mas sigo confiante!!! Em nome de Jesus vou voltar a ter uma rotina normal.

    1. Olá Livia, você precisa procurar um profissional de saúde mental e fazer um tratamento que tire você desse quadro. Se pudermos ajudá-la, estamos à disposição, abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos