Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Psiquiatria

Conheça os sintomas da depressão e saiba como ela afeta a saúde

A depressão tem a ver com alterações no cérebro que levam a uma queda no nível de substâncias produtoras do bem-estar, como a serotonina. Embora seja muito estudada, ela ainda está cercada de mistérios. Mas, o que se sabe com certeza, é que está ligada à genética. “Ela provoca angústia, apatia, problemas na libido, no apetite e no sono, raciocínio lento, danos na memória e outros males”, diz o psiquiatra Fernando Fernandes, da Faculdade de Medicina da USP.

Quando o coração padece

Existem evidências de que a depressão favoreça a hipertensão e o infarto. A doença gera um tipo de reação em cadeia e provoca desequilíbrio nos hormônios, caso do cortisol, que, em excesso, pode comprimir os vasos sanguíneos e prejudicar o coração. Além disso, geralmente os deprimidos não têm a menor disposição para praticar atividade física e comer direito e esses maus hábitos contribuem bastante para os problemas cardiovasculares.

Melancolia da mamãe

A vinda do bebê quase sempre é sinônimo de festa, mas para algumas mulheres o nascimento traz tristeza: é a depressão pós-parto. Quando a mãe não consegue cuidar do próprio filho e não tem ânimo nem para levantar da cama é preciso buscar ajuda urgente.

Crianças também sofrem

Se o pequeno chora com facilidade, não se empolga com nada, tem medo de tudo, fica irritadiço, tende a se isolar, não lida bem com frustrações e sempre se culpa por tudo, é hora de falar com o médico. Na adolescência, o depressivo pode apresentar, ainda, crises de raiva.

O vai e vem do transtorno bipolar

Alternar momentos de grande euforia e de profunda tristeza é marca desse distúrbio que pode ser confundido com a depressão. Outra característica é que esses sinais são muito exagerados, afetam a qualidade de vida e atrapalham a vida social. Quem sofre de transtorno bipolar também costuma ser bem agitado e impulsivo, além de falar demais. Há, também, tendência para o uso de drogas e álcool.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter