Conheça os sintomas da depressão e saiba como ela afeta a saúde - Hospital Santa Mônica

A depressão tem a ver com alterações no cérebro que levam a uma queda no nível de substâncias produtoras do bem-estar, como a serotonina. Embora seja muito estudada, ela ainda está cercada de mistérios. Mas, o que se sabe com certeza, é que está ligada à genética. “Ela provoca angústia, apatia, problemas na libido, no apetite e no sono, raciocínio lento, danos na memória e outros males”, diz o psiquiatra Fernando Fernandes, da Faculdade de Medicina da USP.

Quando o coração padece

Existem evidências de que a depressão favoreça a hipertensão e o infarto. A doença gera um tipo de reação em cadeia e provoca desequilíbrio nos hormônios, caso do cortisol, que, em excesso, pode comprimir os vasos sanguíneos e prejudicar o coração. Além disso, geralmente os deprimidos não têm a menor disposição para praticar atividade física e comer direito e esses maus hábitos contribuem bastante para os problemas cardiovasculares.

Melancolia da mamãe

A vinda do bebê quase sempre é sinônimo de festa, mas para algumas mulheres o nascimento traz tristeza: é a depressão pós-parto. Quando a mãe não consegue cuidar do próprio filho e não tem ânimo nem para levantar da cama é preciso buscar ajuda urgente.

Crianças também sofrem

Se o pequeno chora com facilidade, não se empolga com nada, tem medo de tudo, fica irritadiço, tende a se isolar, não lida bem com frustrações e sempre se culpa por tudo, é hora de falar com o médico. Na adolescência, o depressivo pode apresentar, ainda, crises de raiva.

O vai e vem do transtorno bipolar

Alternar momentos de grande euforia e de profunda tristeza é marca desse distúrbio que pode ser confundido com a depressão. Outra característica é que esses sinais são muito exagerados, afetam a qualidade de vida e atrapalham a vida social. Quem sofre de transtorno bipolar também costuma ser bem agitado e impulsivo, além de falar demais. Há, também, tendência para o uso de drogas e álcool.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h