Hospital não credenciado para atendimento SUS.

Psiquiatria

Como identificar se seu filho está triste ou deprimido?

Segundo pesquisa divulgada pelo Royal Children’s Hospital, da Austrália, somente um terço dos pais se sentem seguros para reconhecer sinais de problemas de saúde mental, social ou emocional nos filhos.

O estudo que ouviu mais de 2 mil australianos, mostrou que os pais não entendem bem os sinais e sintomas, bem como não sabem onde encontrar ajuda, seriam algumas das principais dificuldades.

Além disso, 33% dos participantes do estudo alegaram não saber que crianças em idade pré-escolar poderiam sofrer de depressão ou qualquer outro problema de ordem emocional, ou mental.

Os pais nos disseram que não é fácil para eles saber o que é normal e quando eles devem se preocupar. Um terço deles acredita que os problemas mentais, sociais e emocionais em crianças costumam se resolver sozinhos. E, claro, que sabemos que estas questões costumam responder bem se tratadas o quanto antes com um profissional.

Saiba como ajudar uma criança ou adolescente deprimido

Ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade são algumas das desordens que mais acometem as crianças em idade pré-escolar. Entre os adolescentes, os distúrbios alimentares sãos os mais comuns.

Observar os sinais para procurar ajuda precocemente é a principal atitude que os pais devem ter para evitar complicações, visto que parar alguns minutos para estabelecer uma conexão com a criança ajuda bastante nesta tarefa. Além disso, manter contato constate com a escola também facilita a identificação de algum possível problema.

Apenas alguns minutos focando na criança, fazendo alguma coisa, ou conversando com ela é importante para identificar qualquer problema. É reconfortante saber que com atitudes simples no dia a dia podemos ajudar as crianças a terem hábitos saudáveis que vão refletir no bem-estar social e emocional delas.

Atenção para alterações no comportamento

Mudanças bruscas de comportamento, que perduram por semanas e afetam a capacidade da criança de lidar com a vida cotidiana em casa, ou na escola é um das principais pistas de que algo não está bem. Outros sinais são:

  • Tristeza o tempo todo
  • Preocupações ou medos recorrentes
  • Obsessões ou hábitos compulsivos que interferem no cotidiano
  • Agressividade frequente
  • Queixas físicas frequentes, como dores de barriga ou cabeça
  • Problemas de sono

 

Fonte: Revista Crescer, Globo

4 Comentários em “Como identificar se seu filho está triste ou deprimido?”

  • Ariadna alves de sales

    diz:

    Tenho uma filha de dois anos .as vezes ela fica triste só quer ficar deitada não quer comer chora muito.as vezes as professoras da escolinha fala que brinca normal.na sexta feira ela não quis para a escolinha mais ficou em casa bem brincou com o irmãozinho dela .ele tem nove meses.quando foi a tarde só queria ficar deitada dormindo a tarde inteira não comeu nada conseguir fazer ela tomar um leite com chocolate .depois levei a ela na padaria ela comprou que ela queria tava tudo bem.no outro dia acordou irrita muito irrita por favor me ajuda tô ficando preocupada com a minha rainha

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Ariadna, o ideal seria passá-la por uma psicopedagogo, ele poderá avaliar se algo possa estar incomodando a sua filha, na escola ou com a chegada do irmãozinho, as vezes a criança pode sentir que perdeu o espaço e ficar triste, por isso, muito carinho e atenção seriam fundamentais para ela se sentir acolhida, abraço

      Responder

  • Camilla andreia rodrigues dos santos

    diz:

    Meu filho tem 17 a os venho a anos tratando de mau humor,irritab ilidade, desânimo,isolamento, mudanças de humor,até que agora começou a se mutilar, nada tem sentido e bem dificil

    Responder

    • Mônica

      diz:

      Olá Camila, nossa sugestão é que você agende uma consulta com um psiquiatra ou uma psicólogo especializados em infantojuvenil, eles poderão fazer uma análise melhor do quadro. Em caso de urgência entre em contato conosco (011) 98657-4262/(011) 99534-4287

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter