Como encontrar e traçar objetivos de vida? - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Muitas pessoas consideram o início do ano a melhor época para traçar os objetivos de vida que pretendem alcançar ao longo dos 365 dias. É um tempo oportuno para fazer listas, promessas e encher o coração de esperança, mas saiba que não é preciso esperar pelo novo ano para adotar novos hábitos e colocar as ideias em prática.

Hoje mesmo pode ser o dia perfeito para encontrar diferentes formas de encarar a vida e sonhar em como deseja seguir daqui para frente. Para isso, veja neste artigo algumas dicas de como fazer para definir os objetivos de vida e dar um novo rumo às suas escolhas!

Trace objetivos de vida acessíveis

O primeiro passo para definir seus propósitos é estabelecer objetivos de vida mensuráveis. Muitas pessoas não sabem como estabelecer as metas e persistir para que sejam alcançadas, por isso acabam criando alvos totalmente fora de seus padrões e que são, consequentemente, inatingíveis.

O propósito não é limitar os sonhos. Nesse momento, é permitido sonhar alto. Para isso, escolha um ambiente tranquilo, uma música relaxante e escreva tudo o que deseja viver ou obter.

Defina objetivos para todos os aspectos de sua vida e depois seja específico em cada um deles, por exemplo:

  • lazer: viajar uma vez por ano;
  • organização: organizar os livros da estante e separar alguns  objetos para doação.

Dessa forma, fica mais prático para avaliar todos os projetos que deseja realizar e os motivos pelos quais deseja alcançá-los. Também será mais fácil manter-se motivado a buscar seus objetivos.

Entenda os obstáculos à sua frente

É inevitável enfrentar obstáculos e imprevistos na busca por objetivos de vida, mas é preciso não desistir. O ideal, nesses casos, é encontrar estratégias para dominar tudo que o impeça de seguir seus sonhos. Para isso, seja honesto e avalie o que pode ser um bloqueio em seu caminho.

Comece por coisas simples do cotidiano, como o acesso excessivo às redes sociais ou o hábito de checar com frequência as mensagens do WhatsApp. Defina um período do dia para trabalhar em cada uma das metas traçadas e, nesse momento, mantenha longe qualquer tipo de distração para que você mesmo não roube o tempo dedicado à atividade com outras tarefas.

Siga um plano de ação e crie recompensas

Para alcançar o sucesso é essencial definir prazos e contar com um plano de ação para cada um dos alvos. Ou seja, estabelecer o que e como será realizado todos os passos em busca daquele objetivo. Por isso, nunca deixe as ações para amanhã.

Procure quebrar cada um dos objetivos de vida em pequenas ações diárias, pois fazer um pouco cada dia ajudará a manter uma regularidade e não deixará o desânimo abater a produtividade no primeiro impedimento.

Defina uma recompensa para cada alvo alcançado, por exemplo: assistir a um episódio de sua série favorita, checar as redes sociais, ler mais um capítulo do livro que gosta ou sair com os amigos. Pois isso mantém a motivação necessária para continuar batendo as metas e progredindo no plano estabelecido.

Comece agora mesmo

Ao traçar suas metas e quebrá-las em pequenas ações fica mais fácil acreditar que é possível obter sucesso, pois visualizar partes do projeto, e não ele todo, faz entender que a tarefa é simples e pode ser concluída.

Por isso, tente filtrar os pensamentos e eliminar tudo que o impede de começar agora mesmo a trabalhar em busca de seus objetivos de vida. Mesmo que não tenha uma visão clara e perfeita do que pretende atingir, assuma a responsabilidade e dê o primeiro passo, pois é muito melhor feito do que perfeito.

O mais importante é que seja estabelecida uma rotina de afazeres em busca dos objetivos de vida traçados e que todo dia uma tarefa seja colocada em prática. Saiba que esse hábito mantém a mente ocupada e saudável, evitando, assim, a sensação de vazio que leva ao envolvimento em situações indevidas, como a busca por bebidas e drogas.

Gostou destas dicas e quer saber mais sobre como manter uma vida saudável e alcançar seus objetivos de vida? Assine nossa newsletter e receba mais dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos