10 números chocantes que provam que os transtornos mentais são um problema de todos
Problemas de saúde mental não afetam somente uma pessoa.
Perda de renda por causa de transtornos mentais pode ter impacto sobre o parceiro. Um suicídio causado por transtornos mentais pode devastar uma família. Os efeitos podem atingir pessoas queridas, colegas de trabalho ou até mesmo a comunidade em geral.
Mas muita gente ainda considera transtorno mental um mero diagnóstico. Pesquisas mostram que existe estigma em torno das doenças mentais – e isso pode ter impacto negativo sobre muita gente.
Reunimos alguns números que mostram que o tema não é só pessoal – é global. Veja abaixo:
20%
Porcentagem dos americanos que no ano passado sofreram de algum transtorno mental diagnosticável.
5ª
A posição das principais transtornos mentais no ranking que contabiliza anos perdidos devido a mortes prematuras e anos perdidos por algum tipo de problema de saúde, segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental.
193 bilhões de dólares
Custo estimado da renda perdida anualmente por causa de transtornos mentais graves. Isso inclui esquizofrenia e transtorno bipolar.
10ª
Posição do suicídio no ranking das causas de morte nos Estados Unidos. As taxas de suicídio aumentaram 24% nos últimos 15 anos, segundo um relatório recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
90%
Porcentagem dos jovens que se suicidam por causa de problemas mentais subjacentes, segundo a Aliança Nacional de Doenças Mentais.
16.306 dólares
Estimativa da redução anual na renda de pessoas que sofrem de transtornos mentais sérias, segundo um relatório de 2008 publicado no American Journal of Psychiatry.
59%
Porcentagem dos adultos americanos que apresentaram problemas de saúde mental, mas não procuraram tratamento.
Pesquisas mostram que estereótipos negativos impedem que as pessoas procurem ajuda profissional.
Um terço
Proporção dos adultos com transtornos mentais que estão propensos a ser vítimas de violência nos próximos seis meses.
Pesquisa publicada pela Associação Psicológica Americana indica que transtornos mentais não são inerentemente associados à criminalidade.
2,5 trilhões de dólares
Custo aproximado dos transtornos mentais em 2010, segundo informações apresentadas no Fórum Econômico Mundial por economistas especializados em saúde.
Isso significa que transtornos mentais foi um dos maiores custos econômicos na área da saúde – mais que a soma de diabetes, doenças respiratórias e câncer. Os economistas estimam que a cifra vai chegar a 6 trilhões de dólares em 2030.
75%
Porcentagem de pessoas que sofrem de transtornos mentais e acham que os outros não se importam ou não demonstram empatia, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Resumo? Podemos melhorar. Porque todos merecemos viver em uma sociedade com mais compaixão.
Fonte: Huffpost Brasil