Hospital não credenciado para atendimento SUS.

Psiquiatria

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma forma comum de distúrbio de ansiedade que envolve pensamentos repetitivos angustiantes. Isso faz com que o TOC particularmente difícil de fazer sentido ou explicar para outras pessoas.

As obsessões são pensamentos repetitivos angustiantes ou assustadoras que entram em sua mente automaticamente, por mais irracional que possa parecer e por mais que você tente resistir ou ignorá-los. Algumas pessoas descrevem estes pensamentos como sendo um “registro preso”, mas tentando impedi-los pode torná-los pior.

Compulsões são ações que as pessoas sentem que devem repetir a se sentir menos ansiosos ou parar os seus pensamentos obsessivos. Por exemplo, algumas pessoas não conseguem parar de pensar sobre germes e as doenças que eles poderiam pegar. Para lidar com essa ansiedade, eles podem começar a lavar as mãos repetidas vezes. Outros rituais compulsivos podem ter nenhuma conexão com a natureza dos pensamentos obsessivos.

 

Obsessões mais comuns incluem:

 

  • receio de contaminação;

 

  • medo de causar dano a outra pessoa;

 

  • medo de se comportar inaceitavelmente;

 

  • necessidade de simetria ou exatidão.

 

Compulsões geralmente envolvem a verificação, limpeza, contar ou rituais de vestir. A realização de um ritual geralmente dá às pessoas um alívio temporário da sua ansiedade. Em outros momentos, eles podem estar cheios de dúvida de que eles realizaram o ritual adequadamente e assim repetir o ritual para “acertar” – um processo que pode durar horas.

Pode levar as pessoas muitos anos para procurar ajuda profissional. As pessoas podem estar cientes de que seus rituais são irracionais e ter vergonha disso e tentar escondê-los. Algumas pessoas sentem que lhes falta força de vontade, porque eles não podem parar seus pensamentos e rituais.

 

Quais são os sintomas do TOC?

 

A maioria de nós têm preocupações, dúvidas e crenças supersticiosas. É somente quando os seus pensamentos e comportamentos não fazem sentido para outras pessoas, causa angústia ou tornam-se excessivo que você pode querer pedir ajuda. TOC pode ocorrer em qualquer fase da sua vida. Se você tiver TOC você também pode se sentir ansioso e deprimido e você pode acreditar que você é o único com pensamentos obsessivos.

 

O que faz com que o TOC apareça?

TOC tem sido associada ao aumento da atividade em determinadas partes do cérebro e alguns especialistas acreditam que os baixos níveis de um químico cerebral chamado serotonina podem estar envolvidos, 2 embora outros discordam dessa teoria. Estresse não causa TOC, mas um evento estressante, como o parto, a morte de alguém próximo a você ou divórcio pode agir como um gatilho.

 

Quais são os tratamentos para o TOC?

Há uma série de tratamentos e estratégias para ajudá-lo a lidar com TOC. O primeiro passo para começar o tratamento é explicar os seus sintomas ao seu médico de família que pode, em seguida, encaminhá-lo para a ajuda especializada. Os tratamentos mais eficazes para o TOC geralmente envolvem tratamentos através da fala – tais como aconselhamento, psicoterapia e terapia comportamental cognitiva – e medicação.

 

Como a família e os amigos podem ajudar

Como a família ou um amigo, você pode se sentir frustrado e confuso com os sintomas de TOC, mas você pode ajudar muito ao aceitar, sentimentos de amigo ou parente das do seu parceiro e entender que esta é a sua maneira de lidar. Os comentários negativos ou críticas tendem a piorar TOC; uma família calma, solidário pode ajudar a melhorar o resultado do tratamento.
Crupos de auto-ajuda podem fornecer ajuda, apoio e encorajamento. Quando as crianças ou jovens tem TOC, é importante para os pais trabalhen com os professores para ter certeza de que eles entendem o problema.

 

Fonte: Hospital Santa Mônica e Mental Healt Foundations

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter