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Psiquiatria

Vergonha na infância e na adolescência afeta saúde mental em adulto

Um estudo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FCEPUC) revela que as experiências de vergonha na infância e na adolescência, afetam a saúde mental e bem-estar em adultos. – Indivíduos, cujas experiências de vergonha na infância e na adolescência funcionam como memórias traumáticas e se tornam centrais para a sua identidade e história de vida, estão mais propensos a desenvolver psicopatologia (sofrimento psicológico e emocional) na idade adulta – afirma, numa nota divulgada, a Universidade de Coimbra (UC).

Realizada ao longo dos últimos cinco anos, esta investigação – Memórias da vergonha que moldam quem somos – é a primeira, a nível internacional, sobre a fenomenologia das experiências e memórias de vergonha (as suas componentes emocionais, cognitivas e comportamentais)-, salienta a mesma nota.

O estudo explora episódios de vergonha vividos na infância e na adolescência e em que medida passaram a funcionar como memórias traumáticas e autobiográficas, condicionando a sua identidade, comportamento e saúde mental na idade adulta.

Fundamental para regular as nossas relações sociais e para a formação da nossa identidade, a vergonha ainda é uma emoção menosprezada, mas esta investigação da FPCEUC evidencia como a vergonha pode ser uma experiência bastante dolorosa, intensa e com um impacto nocivo na forma como as pessoas se vêem e no seu bem-estar.

Verificamos que as experiências de vergonha, vividas na infância e na adolescência, operam como memórias traumáticas, influenciam a construção da identidade dos indivíduos (por exemplo verem-se como pessoas inferiores, desvalorizadas etc.) e contribuem para o surgimento de sintomas de psicopatologia, como depressão, ansiedade, stress, ideação paranoide ou ansiedade social, na idade adulta, sublinha Marcela Matos, que desenvolveu a sua tese de doutoramento no âmbito deste projeto.

Intervenção clínica necessária

As conclusões da pesquisa, que envolveu três mil entrevistas, junto da população geral, e 120 em pacientes com diagnósticos diversos (depressão, perturbações ansiosas, do comportamento alimentar e da personalidade, entre outros), alertam para a necessidade de intervenção clínica, não só na vergonha, mas também nas memórias da vergonha.

Os médicos devem estar mais atentos a esta emoção e ao seu papel na sintomatologia do doente, sustenta a investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da UC.

A vergonha é uma emoção transdiagnóstica e se não for detectada e tratada a tempo, pode não só funcionar como um obstáculo à terapia, mas também estar associada a vários sintomas de psicopatologia e levar à autodestruição, adverte Marcela Matos.

É igualmente necessário, acrescenta e especialista, apostar na adoção de medidas de prevenção na infância e na adolescência, nomeadamente junto dos agentes educativos.

No estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e orientado pelos professores José Pinto Gouveia, da UC, e Paul Gilbert, da Mental Health Research Unit (Reino Unido), as memórias de vergonha mais traumáticas referidas pelos entrevistados são experiências de abuso físico, abuso sexual, negligência emocional, crítica e desvalorização, comentários negativos sobre o corpo, bullying e a comparações negativas com outros, como, por exemplo, irmãos.

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