No Dia Mundial da Saúde Mental, Ban Ki-moon pede mais recursos para tratamento de transtornos mentais. - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

O Secretário-Geral Ban Ki-moon, declarou ao mundo a urgência de alocar mais recursos para o tratamento de doenças mentais. “ Mortes, invalidez e sofrimentos causados por distúrbios mentais precisam encontrar o devido lugar na agenda da saúde pública”, disse Ban numa mensagem para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas irão necessitar de tratamentos para doenças mentais em algum ponto de suas vidas e no entanto, os gastos globais em saúde mental ainda são, em média, menos de 3 dólares per capita por ano.

A crise da economia associada a políticas de austeridade fiscal estão provocando um aumento na incidência de doenças mentais, exacerbando o fato de que problemas mentais frequentemente estão associados a problemas financeiros e representam um enorme encargo às famílias pelo alto custo dos tratamentos.

Segundo a OMS, “grupos de baixa e média renda são os mais afetados: mais de três quartos das pessoas que precisam de cuidados de saúde mental nem sequer recebem os serviços mais básicos. ” Além disso, “indivíduos com doenças mentais e suas respectivas famílias carregam estigmas e sofrem discriminações, privando-os de seus direitos civis e políticos e restringindo suas habilidades de participar na vida pública de suas sociedades”, pontuou Ban Ki-moon.

Tentando combater esse quadro, a OMS lançou o Programa de Ação contra a Lacuna [gap] em Saúde Mental (mhGAP) , com o objetivo de dar assistência aos países no aumento de serviços de tratamento de distúrbios mentais e neurológicos.

O programa fornece conhecimentos e habilidades para os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e profissionais de saúde, para identificar e gerir esses transtornos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos