Publicado em Deixe um comentário

Transtorno disfórico pré-menstrual

Síndrome Pré-Menstrual (TPM) Muitas mulheres experimentam mudanças em seu corpo ou de humor antes de início do seu fluxo menstrual. Síndrome Pré-Menstrual (TPM) é o nome dado a um conjunto de sintomas físicos e emocionais que podem ocorrer nas duas semanas antes de uma mulher menstruar. Cerca de 20 a 40 por cento das mulheres experimentam os sintomas da TPM, enquanto 2 a 10 por cento relatam a interrupção das suas atividades diárias.

Quais são os sintomas da TPM?

Cada mulher pode apresentar sintomas diferentes que podem ser principalmente físicos, psicológicos ou ambos. Sintomas físicos comuns incluem o aumento dos seios, dores de cabeça, retenção de líquidos e uma sensação de estar inchada. Sintomas psicológicos comuns incluem fadiga, alterações de humor leve, irritabilidade, ansiedade e depressão. A severidade da TPM varia, algumas mulheres experimentam sintomas psicológicos graves que têm impacto sobre o seu funcionamento diário nas semanas que antecedem ao seu período.

Casos graves de TPM são, por vezes reconhecidos como Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), e, geralmente, apresentam sintomas graves de depressão, ansiedade e irritabilidade antes que a menstruação comece. Aproximadamente 2 – 10 por cento das mulheres menstruadas experimentam TDPM.

Quem pode ter TPM?

Os sintomas podem começar em qualquer idade depois que uma mulher começa a menstruar. No entanto, os sintomas não ocorrem quando uma mulher está grávida ou após a menopausa. Como a TPM é diagnosticada? Os sintomas são de transtornos de humor, tornando o diagnóstico difícil. O que distingue é o padrão característico dos seus sintomas; aparecendo no meio do ciclo (após a ovulação), piora nas semanas antes de um período, e desaparecendo durante a menstruação.

O que causa a TPM?

Recentemente, tem havido muita investigação sobre a base biológica e tratamento de TPM. No entanto, as causas exatas da TPM permanecem obscuras. Pensa-se que algumas mulheres podem ser mais sensíveis às alterações nos níveis hormonais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual. Quais são as opções de tratamento para a TPM? Várias opções de tratamento têm sido defendidas para a TPM. Algumas mulheres são capazes de auto-administrar seus sintomas. Fazer mudanças de estilo de vida (exercícios regularmente, realizar uma dieta saudável, reduzir a ingestão de cafeína e álcool antes de um período) pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Entender o problema é importante; permitindo que as mulheres antecipem o início dos sintomas e planejem uma estratégia de enfrentamento. Por exemplo, evitar o estresse ou fazer exercícios de relaxamento antes de um período. O seu médico pode recomendar tomar medicamentos para um controle mais efetivo.

Fonte: Hospital Santa Mônica e Mental Health Foundation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *