Técnica sustentável é aliada na prevenção à dependência - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

O Estado do Rio está implantando em sua rede de acolhimento para usuários de álcool e outras drogas um sistema que transforma resíduos orgânicos em fertilizante natural. A técnica é simples e traz inúmeros benefícios, como o reaproveitamento do lixo da cozinha e das folhas das árvores em hortas e jardins. Conhecido como compostagem, o processo ajuda ainda no acompanhamento psicossocial, oferecido pela Secretaria de Prevenção à Dependência Química aos usuários em tratamento.

“Já implantamos a compostagem em três equipamentos da rede. Ao longo do processo, os acolhidos trabalham questões emocionais e sociais, já que para o material orgânico se transformar em composto leva, no mínimo, cinco meses. Outros benefícios são a produção de alimentos mais saudáveis, sem a utilização de agrotóxico; e a contribuição para práticas mais sustentáveis, já que devolvemos menos lixo orgânico para a natureza”, explicou a arte-educadora Lígia Campos Lara, responsável pelo programa.

Um acolhido de 35 anos, está aprendendo a importância do descarte correto do lixo orgânico. “Essa atividade é uma terapia para mim. Já trabalhei com horta antes, mas nunca imaginei produzir o adubo- disse o acolhido”.

O secretário de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira, aprova a técnica. “A compostagem se adequa ao plano terapêutico que nós propomos no tratamento, pois lidar com a natureza é uma forma de ressocialização”, afirmou o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos