Setembro Amarelo

Setembro Amarelo – Campanha de Prevenção ao Suicídio

Juntos pela Vida

Em 2023, a Campanha de Prevenção ao Suicídio do Hospital Santa Mônica tem como missão iluminar e conscientizar a causa.

Percepção e empatia

Fique atento aos sinais e tente compreender

Todo mundo tem problemas de saúde mental de maneiras diferentes. Alguns sinais comuns de angústia podem incluir: não agir como normalmente agem, perda de interesse nas coisas de que costumavam gostar, falar sobre sentimentos de desesperança, ser mais imprudente ou se isolar da família e dos amigos.

Conheça alguns sinais da pessoa com ideação suicida

Você conhece alguém que está passando por uma tempestade?

Isolamento social, não se relaciona com a família e amigos

O isolamento social depende da história de cada um, e da maneira como a pessoa reage/reagiu a eventos marcantes de sua vida. Porém, há alguns fatores que podem agravar este comportamento, como a baixa autoestima, o apego ao passado, a ansiedade e a escassez de relacionamentos saudáveis na infância e adolescência.

Autolesão, apresenta cortes e cicatrizes no corpo

Prática mais comum entre o público feminino, os adolescentes que se autolesionam apontam como motivos a vontade de aliviar sensações de vazio ou indiferença e cessar sentimentos ou sensações ruins.

Ansiedade, acredita que não conseguirá solucionar seu problema

A ansiedade é uma resposta normal do ser humano a uma série de situações ou eventos. No entanto, quando essa preocupação torna-se excessiva e afeta a qualidade de vida, o bem-estar e os relacionamentos pessoais ou profissionais, ela se torna um transtorno e exige tratamento.

Abuso de drogas, álcool e medicamentos

O uso de drogas, álcool, cigarro e inalantes – e até mesmo o consumo excessivo de alimentos inadequados – pode ser visto como válvula de escape para ajudar em tempos difíceis. Mas a sensação de alívio é apenas temporária e, como os problemas que incomodam não desaparecem, o indivíduo passa a querer mais e mais essas substâncias.

A mente apresenta confusão de ideias e parece estar distante

Quando a mente adoece demonstra que algo não está bem, não é de forma alguma um sinal de fraqueza, que você não é bom ou que é inferior aos outros, pelo contrário demonstra que você foi forte, aguentou em quanto pode, mas que agora precisa de ajuda.

Está com a sensação de carregar o mundo nas costas

Essa expressão é usada quando alguém nos parece cabisbaixo, cansado e cheio de preocupações e logo dizemos que a pessoa está “carregando o mundo nas costas”. Se você vem experimentando muito sofrimento e realmente deseja mudar esta situação, pare de pensar que tudo o que acontece à sua volta está relacionado a você. Busque ajuda. 

Não age como sempre foi e está mais agitado do que o normal

Quando a mente adoece demonstra que algo não está bem, não é de forma alguma um sinal de fraqueza, que você não é bom ou que é inferior aos outros, pelo contrário demonstra que você foi forte, aguentou em quanto pode, mas que agora precisa de ajuda.

Expressa-se negativamente sobre a vida e de forma desesperançosa

Tristeza profunda, angústia, falta de energia e perda de interesse em atividades cotidianas são os principais sintomas da depressão. Quando essas alterações de humor são persistentes, a qualidade de vida e a capacidade produtiva de uma pessoa ficam comprometidas.

Iniciando uma conversa

Fale com uma pessoa que está passando por uma fase difícil

Às vezes, as discussões sobre saúde mental podem ser meio complicadas. Não fuja, seja gentil e tente uma dessas linhas de conversa.

Quando você estiver pronto para falar, saiba que estou pronto para ouvir.

Escute, você é meu amigo e eu só quero saber como você está se sentindo.

Parece que algo está acontecendo. Quer conversar à respeito?

Você sabe que pode me dizer qualquer coisa. Eu não vou te julgar, estou aqui para ajudar!

Eu percebi que você está um pouco para baixo ultimamente. O que está acontecendo?

Eu não ouço você rir há algum tempo, está tudo bem?

Rede de apoio e ajuda

Não fique sozinho, fale sobre o assunto e encontre apoio em situações de suicídio.

Convidamos você a desafiar o estigma e os mitos em torno do suicídio. Como objetivo de alertar para os sinais e comportamentos suicida e assegurar que uma abordagem aberta e direta sobre o suicídio é a melhor maneira de prevenção.

Hospital Santa Mônica

Consulta psiquiátrica, tratamentos de saúde mental e internação. Primeiro hospital psiquiátrico privado a receber a Acreditação ONA – certificação de qualidade na área de saúde.

CVV

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas.

SAMU

Atendimento para emergência. Quem presencia uma tentativa pode acionar o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Atendimento público pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência.

Bombeiros

Ligue em situações de risco, crise e emergência. O corpo de Bombeiros oferece atendimento orientativo e resgate operacional de pessoas em tentativa de suicídio, de modo a garantir a preservação da vida.

Polícia Militar

Importante trabalho na prevenção ao suicídio por meio de ações de gerenciamento de crise e técnicas de negociação que são aplicadas pelos policiais em caso de pessoas tentarem contra a própria vida.

Desde 1968

Hospital Santa Mônica

Dedicada à psiquiatria e recuperação da saúde física e mental. Acolher e alertar para os sinais e comportamento suicida e assegurar que uma abordagem aberta e direta sobre o suicídio é a melhor maneira de prevenção. A campanha também visa desafiar o estigma e os mitos em torno do suicídio.