Saúde mental e o tratamento do câncer de mama: entenda a relação - Hospital Santa Mônica

Outubro Rosa, Mês de Conscientização sobre a prevenção do Câncer de Mama

Neste mês de Outubro Rosa, mês de conscientização do cuidado e prevenção ao câncer de mama, o Hospital Santa Mônica quer tratar de um assunto muito importante, a fim de que seus pacientes compreendam a relação existente entre o tratamento do câncer de mama e a saúde mental, um dos aspectos mais relevantes para o enfrentamento da doença.

Segundo estimativas do INCA, são 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Quando se recebe um diagnóstico de câncer de mama, é preciso ficar atento a alguns sinais que podem provocar instabilidade emocional e interferir na saúde mental do paciente.

Confira, neste artigo, como se preparar para auxiliar um familiar — ou alguém do seu convívio social — que necessita de amparo nesse momento tão delicado. Boa leitura!

Como manter o equilíbrio psicológico mediante um diagnóstico de câncer de mama?

O impacto do diagnóstico do câncer de mama é devastador para a maioria das mulheres. Alguns fatores implícitos ajudam a compreender o estigma que envolve o tratamento do câncer de mama.

Para a figura feminina, a mama é mais que um simples glândula com função reprodutiva: ela adquire um valor simbólico de fertilidade, sexualidade, sensualidade e feminilidade.

Por isso, o diagnóstico de câncer de mama acentua problemas emocionais como a ansiedade e a depressão. A agressividade dos métodos terapêuticos, o medo de perder a mama e a incerteza da recuperação afetam diretamente a saúde mental.

Nessas circunstâncias, o apoio das pessoas próximas e a escolha de um bom profissional são fundamentais. Essa intervenção é necessária para tornar esse cenário menos doloroso e ajudar a mulher a renovar a esperança em dias melhores.

Como ajudar alguém que se encontra em tratamento contra o câncer de mama?

Confira quais as melhores alternativas para auxiliar uma paciente em tratamento do câncer de mama.

Saber ouvir

Mostrar-se disponível e demonstrar carinho e atenção é fundamental para ajudar a quem está enfrentando o câncer de mama.

É preciso orientar a paciente a ter calma, resiliência e evitar os pensamentos negativos, para que o estado de tristeza e de negatividade não piore ainda mais o quadro.

Explicar a importância de aceitar o diagnóstico

Muitas mulheres têm dificuldade para aceitar o diagnóstico e até relutam contra a submissão ao tratamento. No entanto, essa postura pode elevar ainda mais a complexidade da doença.

Nessas situações, a presença do companheiro, da família e dos amigos é fundamental para orientar e direcionar a mulher para a conduta mais adequada.

Vale destacar que o diagnóstico também afeta o companheiro e também o torna vulnerável à instabilidade emocional. Além de representar uma situação adversa, o processo de aceitação também influencia o estado mental do parceiro.

Estimular atitudes positivas

Muitas mulheres se deprimem e se entregam por completo à doença. Como os órgãos do corpo captam os sinais do cérebro antes de “decidir” como agir, esse comportamento é totalmente nocivo à recuperação das neoplasias.

Ainda que esteja passando por um momento complicado, não se pode dar espaço para a ociosidade mental, o desânimo e a desesperança. Se a mente desistir, o corpo entende a mensagem e a doença pode se agravar.

Logo, uma das formas mais seguras de minimizar os efeitos do tratamento do câncer de mama sobre o organismo é ocupar a mente com algo construtivo e que eleve os sentimentos positivos.

Incentivar a busca de ajuda profissional continuada

A superação dos impactos negativos oriundos do diagnóstico de câncer de mama exigem atenção profissional constante. Cuidar da saúde mental sinaliza maiores chances de lutar contra a doença e eliminá-la.

Assim, a submissão ao tratamento psiquiátrico torna-se essencial para assegurar o ajuste mental necessário ao empoderamento da mulher.

Logo, além de entender como o tratamento do câncer de mama afeta as emoções, a busca por um bom profissional é determinante. Isso possibilita a reabilitação mental e a recuperação do bem-estar durante essa fase tão delicada.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca tempo: assine a nossa newsletter e receba mais novidades diretamente em seu e-mail!