São tantos mercadores de morte, diz o Papa sobre o tráfico de drogas - Hospital Santa Mônica

Na quarta-feira (24) à noite, o Papa inaugurou uma ala exclusiva para tratamento de dependentes químicos em um hospital no Rio. Ele reafirmou a posição da igreja contra o livre uso das drogas. E deixou uma mensagem de esperança. Chovia, e chovia muito. Sem parar. Pensa que alguém desanimou? Que nada. “Para ver o Papa Francisco, para ver o nosso pastor, vale à pena qualquer tempestade”, diz uma freira. “É muito bonito sentir que a fé e o amor nós tornam tão iguais. Ninguém aqui está se importando com a chuva”, diz outra freira.

Era um momento especial para quem luta para abandonar as drogas. A expectativa era que o Papa chegasse ao hospital às 18h30. Ele se adiantou 15 minutos. Quando chegou, foi um delírio. Mil e quinhentas pessoas gritavam e aplaudiam. Francisco saiu, acenou para a multidão, foi para a capela recém-restaurada, passou entre doentes e dependentes químicos. Abençoou a todos. Recebeu homenagens e presentes.

Na hora do discurso, condenou veementemente o tráfico de drogas. “Frequentemente, porém, nas nossas sociedades, o que prevalece é o egoísmo. São tantos mercadores de morte que seguem a lógica do poder e do dinheiro, a todo custo. A chaga do tráfico de drogas que favorece a violência e que semeia a dor e a morte exige da inteira sociedade um ato de coragem. Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química”, declara o Papa Francisco.

Ele sublinhou a necessidade da esperança no mundo contemporâneo. “Vocês nunca estão sozinhos. A igreja e muitas pessoas estão solidárias com vocês. Olhem para a frente com confiança. A travessia é longa e cansativa. Mas olhe para frente. Não deixem que lhes roubem a esperança. Mas digo também, não roubemos a esperança, pelo contrário, tornemo-nos todos portadores de esperança”, diz.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h