O estresse e o ambiente de trabalho - Hospital Santa Mônica

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho de 2016 é marcado por campanha contra o estresse no ambiente de trabalho. Neste dia 28 – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho – OIT, realiza uma campanha por um Ambiente de Trabalho Menos Estressante, por uma Mudança Coletiva.

Confira algumas dicas do Hospital Santa Mônica: 

Os resultados do estudo realizado pela OIT estão sendo divulgados nesta data e serão utilizados no sentido de que as empresas nacionais e internacionais, tomem medidas visando a redução e o combate desse mal que atinge as empresas.

Estudos sobre o estresse no mundo do trabalho, relatam que esse problema vem aumentando desde a década de 1990, especialmente mostrando o impacto do estresse no trabalho na saúde dos trabalhadores. Hoje os trabalhadores de todo o mundo estão enfrentando mudanças significativas na organização do trabalho e relações de trabalho; eles estão sob maior pressão para cumprir as exigências da vida de trabalho moderno.

Com o ritmo de trabalho ditado por comunicações instantâneas e elevados níveis de concorrência global, as linhas que separam o trabalho da vida estão se tornando mais e mais difícil de identificar. Os riscos psicossociais, como o aumento da concorrência, as expectativas mais elevadas em matéria de desempenho e mais horas de trabalho estão contribuindo para um ambiente de trabalho cada vez mais estressante.

Além disso, devido a atual recessão econômica que está aumentando o ritmo de mudança organizacional e da reestruturação do modelo de trabalho, os trabalhadores estão enfrentando cada vez mais uma condição de trabalho precário, oportunidades de trabalho reduzidas, o medo de perder seus empregos, demissões em massa, desemprego e diminuição da estabilidade financeira, com graves consequências para a sua saúde mental e para o bem-estar.

O estresse no trabalho é geralmente reconhecido como um problema global que afeta todas as profissões e todos os trabalhadores de ambos os países desenvolvidos e em desenvolvimento. É um princípio universal de que as pessoas têm o direito de padrões mais elevados de saúde. Sem saúde no trabalho uma pessoa não pode contribuir para a sociedade e alcançar o bem-estar. Se a saúde no trabalho está ameaçada, não há nenhuma base para o emprego produtivo e do desenvolvimento sócio-econômico.

O problema da doença mental é altamente relevante para o mundo do trabalho. Tem um impacto importante no bem-estar das pessoas, reduzindo as perspectivas de emprego e salários, com um efeito negativo sobre a renda das famílias produtivas e gerando altos custos diretos e indiretos para a economia. Ansiedade atinge 89% dos trabalhadores Outra pesquisa recente, divulgada no final de 2015, promovida pela International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), relatou que a ansiedade, a angústia e a preocupação, sentimentos “companheiros” em ambientes de trabalho marcados pela competitividade e pela pressão por bons resultados, ficam ainda mais acirrados quando a economia navega por águas revoltas.

Segundo a associação, que atua em 12 países, dos mil profissionais consultados, 89% apresentaram ansiedade, 83% angústia e 78% preocupação. Os sintomas decorrem de “fatores estressores”, como o medo de demissão (63% dos casos), falta de tempo para dar conta da sobrecarga de tarefas (62%), comportamentos passivo ou agressivo (41%), e desequilíbrio entre esforço e gratificação (37%). Fontes: Organização Internacional do Trabalho – OIT e ISMA – BR – International Stress Management Association no Brasil; Carrerplaning; Businesslink.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h