Mutirão Alzheimer #cuidademim Alguém que amo tem Alzheimer - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Todo ano, em todo o mundo, são diagnosticados 7,7 milhões de novos casos de demência, ou 1 a cada 3 segundos.

Estima-se que de 5% a 8% da população de maiores de 60 anos sofra demência e que o número total de pessoas atingidas pela doença supere os 82 milhões em 2030 e os 152 milhões em 2050. Boa parte desse aumento nos casos virá dos países de baixa ou média renda.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já trata a demência como prioridade de saúde pública. E no meio desses dados mensuráveis e amplamente divulgados pela mídia, existe outra realidade que poucos conhecem – o cuidador familiar. Aquele que se vê sozinho, despreparado e assustado dentro de uma realidade surreal, desesperadora, irreversível onde alguém amado, mãe, pai, marido, avó, esposa, irmão… é diagnosticado com Alzheimer e a partir daí começa uma descida ao pior momento de sua história.

Quando a OMS publica que em 10 anos existirão mais de 80 milhões de pessoas com Alzheimer, ela se esquece de acrescentar que existirão também quase 80 milhões de cuidadores familiares sem condições de trabalhar e cuidar, sem condições de pagar plano de saúde, ou comprar remédios e produtos de higiene caríssimos.

Existirão quase 80 milhões de pessoas com depressão, medos, solidão, decepção, cansaço, dores, sem acesso à rede pública de saúde eficiente, sem apoio da família e sem acesso às Instituições ligadas ao Idoso, Defensoria Pública e Direitos Humanos. Existirão quase 80 milhões de famílias desestruturadas e endividadas.

Qual o objetivo do Mutirão?

  • Oferecer apoio e informações para o cuidador familiar, familiares, profissionais, estudantes e todas as pessoas que tenham algum envolvimento com o tema Demência e Envelhecimento.
  • Possibilitar discussão sobre as dificuldades que o cuidador familiar enfrenta, sem apoio de familiares, Políticas Públicas ou Programas Sociais, durante o período do desenvolvimento da doença e propor soluções.
  • Levantar discussões pertinentes ao futuro da saúde do idoso e apresentar novas possibilidades de tratamento para o paciente e o cuidador, como depressão, síndrome de Burnout e outras consequências do Alzheimer para o cuidador familiar.
  • Promover debate de ideias, a difusão de boas práticas e a troca de experiências entre profissionais e estudantes. Os debates girarão em torno dos desafios do dia a dia da relação cuidador e paciente, em todas as áreas – saúde, social, jurídica, etc.

O que nós chamamos de MUTIRÃO, os profissionais chamam de Congresso, ou Palco onde diversos atores das mais diferentes áreas irão apresentar pesquisas, discussões, novas perguntas, orientar cuidadores, buscar respostas e estratégias para conter o impacto provocado pela demência, bem como aumentar a conscientização sobre a demência como uma prioridade de saúde pública.

II Mutirão Alzheimer – cuida de mim!

Programação

PALESTRAS

9h – Abertura – Alguém que eu amo tem Alzheimer – Míriam Morata

9h30 – Aula aberta Primeiros Socorros – Enfermeiro Isaac Araújo Guimarães – Professor responsável pelo curso de primeiros socorros do CEFOR

10h15 – Benefício Previdenciário para o Portador de Alzheimer – Dra. Kátia Hermínia Martins Lazarano Roncada – Juíza Federal da 5a vara-gabinete do Juizado Especial Federal.

11h00 – Depressão e Síndrome de Burnout em cuidadores informais – Dra. Suele Serra Coelho – Psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará; residência completa em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Médica do Hospital Santa Mônica

11h45 – Almoço e participação nos eventos paralelos.

13h – Alzheimer: Tratamento e Novas Perspectivas – Dr. Gustavo Alves – Farmacêutico Bioquímico, Doutor em Biotecnologia, Mestre em Farmácia

13h45 – Cannabis mitos e verdades – Dra. Paula Baseggio Dall’Stella – Médica funcional, pós graduada em Neuro-oncologia. Diretora científica da Amame, Associação de pacientes de Cannabis Medicinal. Pioneira no Brasil na prescrição e acompanhamento de pacientes em uso de Cannabis Medicinal.

14h30 – Cuidados básicos de enfermagem para pacientes acamados – Enfermeiro Márcio José da Silva – Pós Graduado em Enfermagem em Cardiologia e Saúde da Família e Comunidade pela UNIFESP. Mestrando do programa de Gerontologia pela PUC-SP; responsável pelo curso de Cuidador de idosos da Cruz Vermelha de São Paulo.

15h15 – Curatela e Abandono de Idoso – Responsabilidade Civil e Criminal – Dra. Conceição Aparecida de Carvalho – Advogada, Mestre em Gerontologia pela PUCSP, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo.

16h – Adaptação da Casa para proteger o paciente com Alzheimer – Míriam Morata – Arquiteta, mestre em Ciência da Religião; especialização em Arquitetura Sustentável, escritora.

17h – Encerramento

RODAS DE CONVERSA – Novas Possibilidades de Tratamento

10h45 – Exacerbação da Sexualidade em pacientes com Alzheimer – Ana Lúcia Esteves – Psicóloga e Psicanalista, pós-graduada na UNC – Universidade Nacional de Córdoba (Argentina)

12h15 – Novas possibilidades de tratamentos para Alzheimer – Karina Pedrotti – Farmacêutica formada Faculdades Oswaldo Cruz, Diretora empresa de Pesquisa Clinica internacional Quality Control Assurance no CCBR São Paulo e CEPEQ, Pós-Graduada em Farmácia Hospitalar e Clínica FMUSP.

14h15 – Fitoterapia para tratamento de Alzheimer e Depressão – Dr. Niraldo Paulino – Farmacêutico e Bioquímico, Doutor em Farmacologia pela UFSC e pela Maximilian Universität München; experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular de Plantas Medicinais.

15h45 – Acupuntura no tratamento de Alzheimer – Prof. Paulo Henrique Oliveira – Fisioterapeuta, pós graduação em Acupuntura, Mestrando em Neurologia / Neurociências na UNIFESP, professor de Faculdade EBRAMEC As palestras terão 30 minutos de exposição e 15 minutos para perguntas. As rodas de conversa terão 20 minutos de exposição e abre o debate com o público, sem limite de tempo, pois serão realizadas em salas.

ATENDIMENTO:

1. Assessoria Jurídica Dra. Lúcia Thomé Reinert – Defensora Pública do Estado de São Paulo Dra. Conceição Aparecida de Carvalho – Advogada

2. Saúde Odontologia – Rafael Legati, cirurgião dentista formado pela FOUSP Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura – Faculdade EBRAMEC Fitoterapia – Dr. Niraldo Paulino – Farmacêutico e Bioquímico

3. Apoio ao Cuidador Psicóloga – Ana Lúcia Esteves – Psicóloga e Psicanalista Pastoral da Pessoa Idosa Arquidiocese de São Paulo Universidade para 3ª. Idade USP Oficina de Jogos Ginástica Cerebral– Método Supera

RODAS DE CONVERSA – Novas Possibilidades de Tratamento

10h45 – Exacerbação da Sexualidade em pacientes com Alzheimer

12h15 – Novas possibilidades de tratamentos para Alzheimer

14h15- Fitoterapia para tratamento de Alzheimer e Depressão

15h45 – Acupuntura no tratamento de Alzheimer

No dia 21 de setembro de 2019 das 9h às 17h ,

Local – Centro Formador da Cruz Vermelha – São Paulo

Endereço – Av. Onze de Junho, 1337 – Vila Clementino Horário – das 9h às 17h

Para este evento atualizamos nossa Cartilha, estamos com grupos organizando em 20 cidades e 12 cidades aguardando ajuda. Recebemos da Prefeitura de São Paulo 1500 exemplares do Estatuto do Idoso Segue o link das páginas do facebook onde as pessoas estão se organizando.

https://www.facebook.com/miriammnovaes/ https://www.facebook.com/miriammnovaes/?ref=bookmarks

Todo o evento será gratuito

Míriam Morata – arqmiriammn@gmail.com – (11) 976749855.

REALIZAÇÃO – GRUPO ALZHEIMER DIÁRIO DO ESQUECIMENTO

APOIO: (atualizamos semanalmente)

PREFEITURA DE SÃO PAULO OPAS-OMS

CRUZ VERMELHA SÃO PAULO

PROJETO STRIDE

SBGG

UNIVERSIDADE 3ª. IDADE

USP

FACULDADE EBRAMEC MEDICINA CHINESA

MÉTODO SUPERA

FERRATRI TRATORES

PASTORAL DA PESSOA IDOSA DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

CAUTIO ODONTOLOGIA

JORNAL DA 3ª. IDADE

ORGANIK Qualidade de Vida

HOSPITAL SANTA MÔNICA

CLINICA PSICANALISTA

Ana Lucia Esteves Consultório Clínico Integrativo FITOTERAPIA

Se você profissional quiser nos ajudar, será bem vindo! Ajude-nos a ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos