Irritabilidade excessiva pode ser sintoma de distimia - Hospital Santa Mônica

Não é difícil encontrar pessoas que conhecem outras que costumar ser muito irritadas ou só enxergam o lado negativo em tudo que fazem. Mas ela por estar sofrendo de um transtorno conhecido por distimia, tipo de depressão crônica, contudo de forma moderada na sua intensidade. A doença é marcada, principalmente, pelo mau humor constante, diferente da forma convencional da depressão. Os portadores do transtorno têm dificuldade de relacionamento e apresentam baixa autoestima.

O principal sintoma da patologia é a irritabilidade, além disso, estão associados à doença o mau humor, desânimo, tristeza, predominância de pensamentos negativos, alterações do apetite e do sono, falta de energia para agir, isolamento social e tendência ao uso de drogas lícitas, ilícitas e tranquilizantes. O médico psiquiatra Assis Santos Rocha, afirma que além dos sintomas supracitados a pessoa ainda tem dificuldade de concentração e nas relações interpessoais, além da redução da atividade psicomotora. “A distimia se caracteriza como uma depressão mais leve, porém de longa duração. Para uma pessoa ser diagnosticada com a doença, ela deve apresentar os sintomas por no mínimo dois anos. A pessoa fica comprometida para realizar atividades domésticas e no trabalho, mas não a incapacita de realizá-la, como na depressão”, esclareceu.

As pessoas acometidas pela patologia apresentam um humor deprimido, que consiste, no quadro de irritação e mau humor durante longos períodos. O psiquiatra diz que muitas vezes por falta de conhecimento as pessoas que são portadoras da distimia são taxadas como intolerante ou mal humorada. Contudo, é preciso que, os familiares e amigos ajudem essas pessoas reconhecendo a doença, ao perceber o longo período em que apresentam os sintomas. Especialistas afirmam que quem vive em situações de estresse excessivo apresenta maior risco de desenvolver o transtorno.

Profissionais que trabalham na área da saúde, policiais, professores e outras que estejam em constante condições de estresse estão na lista. O tratamento acontece à base de medicamentos indicados por psiquiatras e através de terapia específica para tratar da doença, além de mudanças no estilo de vida.

 

Transtorno pode acometer crianças e idosos

“No caso da criança e adolescente é preciso que apresentem os sintomas, por no mínimo um ano. Nessas pessoas ela se manifesta principalmente pela irritabilidade e euforia, mas para realizar o diagnóstico em todas as idades é preciso excluir uma causa física como, por exemplo, problema de tireoide e uso de drogas”, pondera o médico. Ele acrescenta ainda que a distimia também pode acometer pessoas na terceira idade e que não se pode atribuir o envelhecimento e as queixas do idoso como características da idade.

Fugir do estresse é alternativa
O estresse se instala de tal maneira que quando se percebe alguns cuidados precisam ser tomados. Para a psicóloga Maria Joceirla Barbosa, é necessário adotar atitudes que favoreçam o bem-estar do indivíduo. Ela cita que reservar um tempo para fazer as atividades prazerosas, como uma atividade física, leituras, lazer em geral e até mesmo uso de terapia, é preciso para se desligar um pouco da rotina diária e conseguir driblar a crise do estresse. “Para garantir um humor saudável é importante ter uma amplitude de visão de onde você se coloca no ponto em que o mundo não gira a seu favor, geralmente as pessoas trazem para si alguns fatores do cotidiano que as deixam a mercê da situação, porém se deve analisar antes de tomar qualquer conduta. Algumas medidas como não criar expectativa demais, saber lidar com as perdas e procurar terapia são boas saídas para atingir uma vida mais plena”, declarou.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h