Hospital Santa Mônica e Unidade Vila Nova realizam palestra ao Vivo pelo Facebook sobre Esquizofrenia e Maconha - Hospital Santa Mônica

No próximo dia 22 de junho, às 13h, o Hospital Santa Mônica de São Paulo e a Unidade Vila Nova (Unidade Avançada do Hospital), promoverão uma palestra ao Vivo na página do Hospital no Facebook (http://bit.ly/1UiGFqS), aberta para a comunidade gratuitamente, cujo tema “Esquizofrenia e Maconha”, será proferida pelo médico psiquiatra e professor da UNIFESP, Dr. Rodrigo Bressan.
A esquizofrenia é resultado de uma associação de pontos-contra, que se acumulam conforme a pessoa envelhece. O primeiro deles é genético. Ter pais ou parentes próximos com o transtorno não significa que você vá desenvolver a doença, mas representa algum risco. Ao longo dos anos, conforme envelhecemos, nossos cérebros mudam. Algumas estruturas crescem, outras diminuem. Esse processo de amadurecimento saudável pode ser afetado pelo ambiente. Estresse, abuso sexual, uso de drogas na adolescência, desnutrição e uma sequência de outros fatores podem fazer o cérebro desviar do que os médicos chamam de “trajetória ideal de desenvolvimento”. A susceptibilidade de uma pessoa a esses estímulos é definida pela interação de centenas de genes. O acúmulo de alterações cerebrais, com o tempo, provoca o transtorno. “Hoje, entendemos a esquizofrenia como uma doença do neurodesenvolvimento”, diz Bressan.
Pesquisadores estimam que 1% da população mundial, cerca de 100 milhões de pessoas, sofram atualmente com a doença. No Brasil, a doença afeta mais de 2,5 milhões de pessoas, que apresentam algum transtorno mental grave ligado à esquizofrenia.
Acompanhe a palestra no próximo dia 22, e saiba mais sobre a Esquizofrenia e o efeito da Maconha no cérebro.

Sobre o Dr. Rodrigo Bressan
Rodrigo Affonseca Bressan é coordenador do Eixo de Pesquisa do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes, está à frente do PROESQ, programa de pesquisa clínica sobre esquizofrenia e transtorno bipolar que é referência, e é coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas – LINC, com enfoque em neurociência translacional, incluindo neuroimagem estrutural e molecular, genética, neuropsicologia, biomarcadores em modelos animais e na pesquisa com seres humanos. Recentemente, o pesquisador fundou o Centro de YMind de Prevenção de Transtornos Mentais.
Dr. Bressan, que concluiu seu doutorado em psicofarmacologia e neuroimagem molecular de esquizofrenia na King’s College, em Londres, começou sua carreira como pesquisador estudando epidemiologia da esquizofrenia.
Atualmente, o pesquisador produz artigos de alto impacto, com mais de 250 artigos científicos internacionais e patentes científicas, literatura para educadores e presta consultoria técnica para a formulação de políticas públicas para sensibilização e combate ao estigma de pessoas com transtornos mentais. Seu índice h, segundo o Google Scholar, é de 27, com mais de 2.600 citações.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/4824419385318370

Sobre o Hospital Santa Mônica e a Unidade Vila Nova
Com uma história de mais de 45 anos de atividades de prestação de serviços na área da saúde e idealizado pela iniciativa empreendedora do médico, doutor Romolo Bellizia, fundador e presidente, o Hospital Santa Mônica atua nos pilares:
• Cuidados em saúde mental (ambulatório e internações – quadros agudos e crônicos);
• Cuidados especializados em Dependência Química;
• Cuidados aos idosos;
• Cuidados nas mais diversas doenças que comprometem a autonomia do indivíduo (Alzheimer, doenças neurológicas incapacitantes, dentre outras);
• Suporte e cuidados paliativos em indivíduos com patologias sem possibilidades terapêuticas.
A Unidade Vila Nova traz uma proposta inovadora para o tratamento da Saúde Mental no Brasil
A Unidade Vila Nova é uma Unidade Avançada do Hospital Santa Mônica, onde os atendimentos são permeados pelo conceito da Medicina Integrativa, trazendo o cliente para o centro do tratamento, como agente ativo, corresponsável pelo seu tratamento e restabelecimento do seu bem-estar. A Medicina Integrativa é uma abordagem médica que valoriza a relação médico paciente, ampliando as possibilidades de tratamentos voltados para busca de Bem-estar, Equilíbrio e Qualidade de Vida.

Fonte: Dr. Rodrigo Bressan

Unimed Federal