Esquizofrenia Infantil: como perceber os sinais e sintomas? - Hospital Santa Mônica

A esquizofrenia infantil atinge cerca de 1,8 milhões de crianças no Brasil. É uma patologia grave, que exige intervenção rápida. Confira algumas informações importantes sobre o problema!

Características clínicas

A doença leva ao desinteresse por atividades habituais, resultando no isolamento e pode levantar a suspeita de depressão. Ela se desenvolve de forma lenta, com duração de meses ou anos para o diagnóstico.

Causas desse transtorno

Acredita-se que as causas estão ligadas à questões genéticas, combinadas com a química cerebral e o meio ambiente. Entretanto, ainda não há comprovações sobre isso.

Sintomas na infância

Delírios

Crença equivocada mantida com grande convicção. Por exemplo, a criança pensa que gestos e comentários feitos por outras pessoas são direcionados a ela.

Alucinações

Geralmente, envolvem ver ou ouvir coisas que não fazem parte da realidade. Porém, de acordo a intensidade, podem proporcionar a sensação de uma experiência real.

Pensamento desorganizado

É percebido por meio de falas incoerentes. A comunicação é incompleta, visto que as respostas às perguntas fazem pouco sentido.

Comportamento motor desorganizado ou anormal

As ações passam a não ter um objetivo, o que dificulta a realização de tarefas.

Momento de procurar orientação médica

É essencial buscar um médico ao notar que a criança:

• mostra atraso no desenvolvimento;
  • evita a socialização;
  • deixa de fazer atividades cotidianas;
  • tem ideias, comportamentos e pensamentos estranhos.

Vale ressaltar, que o tratamento da esquizofrenia infantil deve ser feito com uma equipe multidisciplinar e o quanto antes para que seja mais eficiente.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas redes sociais para informar outras pessoas sobre a esquizofrenia infantil!