Dica Cultural 3: Livro Frustração, Adriana Fóz - Hospital Santa Mônica
Internação Temporária para o Período de Festas e FériasConheça o serviço
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Frustrar-se na vida é inevitável. A consciência de suas emoções é fator essencial para o bem-estar do indivíduo.

Aprenda a treinar suas competências emocionais usando a Plasticidade Emocional, conceito da neurocientista especializada em emoções – Adriana Fóz, e se mantenha saudável.

Adriana Fóz, neuropsicóloga e neurocientista, que atuou como diretora da Unidade Integrativa Santa Mônica, tem propriedade para falar sobre frustração. Aos 32 anos, no auge de sua vida pessoal e profissional, ela sofreu um AVC e precisou de cinco anos para voltar a realizar plenamente atividades simples, como falar e andar. É fácil imaginar quantas frustrações Adriana precisou enfrentar. Pensou em desistir muitas vezes. Mas ao contrário do que você possa imaginar, ela desenvolveu ferramentas para alcançar a superação, mostradas em seu livro Frustração (Benvirá | 272 pp. | R$ 34,90).

Após sua recuperação, Adriana mergulhou de cabeça no estudo do funcionamento do cérebro e desenvolveu o conceito da Plasticidade Emocional. “A Plasticidade Emocional é traduzida no treino consciente de certas competências, as quais podemos otimizar para promover, recuperar ou modificar nosso desempenho. É um conjunto de competências emocionais que devem ser estimuladas para que possamos melhorar nossa performance e nosso bem-estar”, afirma a autora, sendo as principais competências perseverança, empatia, intuição, resiliência, gentileza, generosidade, paciência, otimismo, fé, criatividade, foco, coragem, perdão e gratidão.

Neste livro, Adriana aborda justamente os temas da superação da adversidade e da minimização do sentimento de frustração. Utilizando exemplos reais, ela mostra como estas competências emocionais funcionam – sempre pelo ponto de vista da neurociência, sua área de pesquisa – e dá dicas simples para perceber e praticar cada uma delas. O livro traz ainda alguns quizzes e uma mandala da Plasticidade Emocional, ferramentas que ajudarão na hora de encarar situações difíceis.

“Muitos estudos apontam que a doença que mais vai avassalar o mundo num futuro próximo não será uma doença do corpo (…), mas sim uma doença da mente: a depressão. Hoje já são mais de 322 milhões de pessoas sofrendo de depressão em todo o mundo (…). O Brasil também é campeão mundial no índice de ansiedade: 9,3% da população manifesta o quadro. Essa disfunção engloba várias outras, como ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias e estresse pós-traumático. Mas o aspecto positivo desse cenário é que, se aprendermos a lidar melhor com a tristeza, a raiva e a frustração, adoeceremos bem menos. E, se treinarmos competências emocionais, a palavra de ordem não será mais doença, e sim saúde!”, diz Adriana.

SOBRE A AUTORA

Mestre em Psicologia Médica e Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-graduada em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Adriana Fóz é especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia. É diretora da NeuroConecte, pesquisadora do LINC (Laboratório de Neurociências Clínicas – Unifesp. Referência nacional em Educação Socioemocional, Reabilitação Cognitiva e Neurociência Educacional, Adriana atende em seu consultório pacientes jovens e adultos, além de dar cursos e aulas em importantes instituições, como Casa do Saber, Palas Athena e Singularidades. Palestrante em congressos nacionais e internacionais, tendo inclusive se apresentado no TEDx, Adriana também é autora de diversos livros, entre eles, o best seller “A Cura do Cérebro” e “As aventuras de Newneu – O superneurônio”, este último voltado para o público infantojuvenil. Tem como propósito, tanto como pesquisadora, professora e terapeuta, conectar a educação, a neurociência e a saúde mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos