Categorias
Dependência Química

Desintoxicação de cocaína: saiba como o corpo reage quando está livre da droga

O processo de desintoxicação de cocaína não é uma jornada fácil. Se reconhecer a dependência já é algo que exige bastante trabalho, o diagnóstico correto e o tratamento também pedem paciência e persistência para um resultado efetivo.

O fácil acesso às drogas é um fator de complicação para livrar uma pessoa do vício. Segundo o Levantamento Global de Drogas (GDS, na sigla em inglês), comprar cocaína no Brasil só não é mais barato do que na Colômbia.

Dados de 2017 do relatório apontam que o grama de cocaína no Brasil custa R$ 32 (9,4 euros). No país vizinho, ele custa R$ 13 (3,5 euros).

Também de acordo com o levantamento, o Brasil é o país onde as pessoas mais procuram os serviços de emergência devido ao uso de cocaína.

A seguir, vamos compreender como o organismo de um dependente dessa droga reage à substância e como se dá o processo de desintoxicação.

Também vamos falar sobre algumas medidas após o tratamento que evitam recaídas e garantem uma vida plena para a pessoa que se recuperou da dependência.

Como a cocaína age no organismo?

A cocaína é uma droga recreativa que age no sistema nervoso do indivíduo. Ela pode ser aspirada ou injetada. Essa substância é classificada como estimulante, pois eleva os níveis de atividade do organismo, reduz a fadiga e ativa os sentidos, promovendo o chamado estado de alerta.

Esses primeiros efeitos acontecem em questão de segundos após o contato desse composto com o organismo. Geralmente, eles duram entre 30 e 40 minutos.

Em um segundo momento, após o uso, a cocaína provoca a sensação de depressão, tensão e vontade de consumir mais quantidades da droga.

A cocaína provoca pequenas lesões no cérebro de quem a consome. Por isso, no médio e no longo prazo, efeitos neurológicos mais intensos tendem a surgir e alguns danos podem ser irreversíveis. Eles podem ser:

  • cognitivos: perda da memória, perda da capacidade analítica, dificuldade de concentração;
  • físicos: dores de cabeça, falta de ar, desnutrição, destruição do septo nasal.

O consumo recorrente de cocaína faz com que o organismo se torne mais resistente a essa substância. Assim, à medida em que os efeitos de curto prazo duram menos, o dependente passa a querer usar cada vez mais droga para prolongar essas sensações.

Vale lembrar que o uso desse composto em grandes quantidades pode provocar uma overdose e até a morte do dependente químico. Nesses casos, a cocaína pode provocar arritmia, infarto, trombose, derrame cerebral (AVC) e insuficiência renal e cardíaca.

Resultados da desintoxicação

O processo de desintoxicação do organismo de um dependente químico não é simples. Restringir o consumo da droga não é recomendado e pode até oferecer risco à saúde da pessoa em casos mais graves.

Assim, durante essa fase, a ingestão dessa substância deve ocorrer em doses gradualmente menores até a completa desintoxicação.

Esse processo pode gerar alguns efeitos colaterais, como o aparecimento de sintomas que antes estavam mascarados pelo uso da substância.

Nesse sentido, depressão e outros transtornos mentais podem acometer um indivíduo em tratamento. Por isso, pode ser necessário administrar medicamentos para combatê-los.

Não é incomum que o tratamento de um dependente de cocaína exija a internação. Isso porque a desintoxicação demanda o auxílio de uma equipe multidisciplinar (formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais) e infraestrutura adequada.

Além disso, esse procedimento faz com que o dependente químico se afaste de situações que possam favorecer o consumo da droga.

Vale ressaltar que o objetivo principal desse tratamento é fazer com que o indivíduo volte ao convívio social livre das drogas.

O sucesso do tratamento vai depender da forma como o organismo do paciente reage à desintoxicação. Isso pode levar meses e até mesmo alguns anos, dependendo de sua disposição para se manter afastado do consumo de drogas.

Por isso, o principal passo para ajudar um dependente químico é fazer com que ele reconheça o vício e entenda a necessidade de buscar o tratamento adequado. Isso é fundamental para evitar recaídas após a desintoxicação.

O segundo passo, tão importante quanto o primeiro, é buscar ajuda médica especializada. Cada organismo reagirá de um modo diferente ao tratamento. Por isso, o diagnóstico correto do paciente permitirá um tratamento mais efetivo.

Somado a esses esforços, é preciso criar um ambiente em que o dependente se sinta seguro e confiante. O diálogo é fundamental para conscientizá-lo sobre sua situação e estimular a continuação do tratamento.

Esse contato será determinante para uma recuperação eficaz e para a qualidade de vida do paciente.

Pós-tratamento

Nesta etapa, o paciente já deve ser capaz de reconhecer as situações que o levaram ao vício e trabalhar ativamente para evitá-las. O indivíduo deve levar normalmente sua vida, sem o risco de voltar ao estado de dependência.

Por isso, terminada a fase de desintoxicação de cocaína, é necessário o acompanhamento médico periódico. O tratamento psicológico também é altamente recomendado nesses casos.

Frequentar um grupo de autoajuda pode ser útil para que a pessoa divida suas dores com outras na mesma situação.

O importante é que o paciente tenha em mente que o processo pelo qual ele passou requer uma mudança de estilo de vida.

O ideal é que ele se afaste do convívio com pessoas que consomem drogas de qualquer tipo para evitar o contato com essas substâncias.

Também é interessante que ele próprio identifique situações emocionais que o levaram à dependência da droga, como traumas ou insatisfações pessoais.

O combate a essas causas também requer um esforço contínuo e o apoio psicológico profissional é ideal para ajudar um paciente nessa situação.

Todos esses cuidados devem ser tomados por toda a vida da pessoa para evitar uma recaída. Consumir drogas após passar por um tratamento de desintoxicação tem um efeito ainda mais nocivo ao organismo de uma pessoa e pode até causar sua morte.

Agora que você sabe mais sobre o processo de desintoxicação de cocaína, pode avaliar melhor quais são passos necessários para pedir ajuda ou auxiliar um dependente químico. Entre em contato com nossos especialistas para buscar um tratamento adequado. Quanto mais rápido for o diagnósticos, mais chances há de uma recuperação eficaz.

131 respostas em “Desintoxicação de cocaína: saiba como o corpo reage quando está livre da droga”

Me ajude por favor não guento mais esse vício já tentei suicídio 2 vezes por causa desse vício não aguento mais.

Quero ajuda, quero lagar essa droga maldita me definhei em vida, meu corpo acabou minhas roupas caem, não quero me internar por meses eu tenho filho ele precisa de mim, queria um tratamento uma ajuda, uma luz um abraço.

Eu não aguento mais .

Meu nome: Mário. Sempre achei que fazia consumo de cocaína com controle. Tem um bom tempo que percebi que não tenho o controle sobre essa substância . Hoje estou buscando ajuda, já não ta legal o uso da substância. Já não me traz prazer que antes eu sentia. Hoje eu estou usando como obrigação.

Quero muito me livrar desse vício maldito não aguento mais eu consigo ficar dias sem até dei um tempo mas como.eu voltei a fumar e me aproximei de gente que fazia dei um de novo e não consigo parar mais eu não aguento mais essa vida

Eu tô numa merda queria larga essa droga e volta a viver me sinto incapaz de qualquer coisa ouço vozes não tô me dando bem com minha família e estou MT triste pós n tenho ninguém pra me ajudar ou se importa pq eu tenho força já fiquei vários dias sem mais a depressão smp me usa de volta pra fazer isso eu estou doente preciso de ajuda pelo amor de deus eu tô pedindo socorro

Meu esposo usou cocaína dês de dois mil e oito parou em janeiro de 2020 mudou totalmente,seu comportamento porque eu conhecia quando estava sobre o efeito da droga mais ficou muito nervoso ninguém pode falar nada que ele fica muito auterado isso está me deixando comedo me ajude

eu fui usuário de cocaína nos períodos de 2009 até 2019 é uma trajetória difícil mas graças a Deus estou limpo ,e gostaria de ser voluntário e aconselhar quem precisa de ajuda
Grato

senhores preciso de ajuda meu marido voltou a usa cocaina,
enquanto era só maconha estava mais ou menos,.
Afinal não gostaria que usasse nada,

Nao vou dizer meu nome mas eu usei cocaina por 5 anos, e chegou um momento em que eu nem comia mais, so usava eu tomava 1 caixinha de cerveja por noite e passava a noite inteira usando, de manha mau conseguia levantar para trabalhar, vivia irritado louco pra voltar pra casa para usar. E comecei a tirar a droga da minha vida aos poucos, preenchendo o vazio q ela deixava com outras coisas como amigos atóxicos , me exercitar, beber menos alcool, hoje estou livre das drogas faz 2 anos q nao uso e nao sinto mais falta.

Cheguei a um ponto, que nem eu acredito mas em mim.
Prometo pra mim mesma que não farei mas e só lembro disso quando vejo o quanto mal eu faço pras pessoas que me amam

Olá, imagino que você deva sentir a necessidade de consumir a droga para se sentir mais livre e solta, mas é aí que começa o problema e se intensifica a necessidade de consumo, além de ser uma porta para outras drogas. O ideal seria procurar uma internação para fazer a desintoxicação, ficamos à disposição (011) 99667-7454 / (011) 99534-4287

Oi ,me chamo Roslei, meu filho de 24 anos é usuário dessa maldita droga, já esteve em comunidade, aqui na Itália. Mais ágora está uma situação muito difícil. Preciso de ajuda

Eu usei durante 2 anos aproximadamente. Fiquei limpo por meses, mas não consegui evitar recaídas. Por último agora, estava limpo ha alguns meses, mas aproximadamente há 30 dias infelizmente tive uma recaída. Procuro ajuda profissional pra nunca mais usar. Obrigado.

Bom dia. Sou usuário de cocaína, isso já levou tempo de mais da minha vida, e de quem está próximo de mim. Quero me livrar desse vício diabólico. Perdi quase tudo oq tinha. Tenho minha família e não quero perdelos também. Estão prontos e dispostos a me ajudar nessa luta. Me ajudem por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile