Como manter a saúde mental em alta no Natal? - Hospital Santa Mônica

Natal e saúde mental

Natal pode ser um momento desafiador para o equilíbrio dos nossos níveis de estresse e é ainda mais difícil para quem tem algum problema de saúde mental.

A época do Natal faz com que fujamos da rotina e isso pode ocasionar o aumento do nível de estresse. Quando deixamos todas as preparações para o Natal para o último minuto, pode causar estresse desnecessário, mas planejar com antecedência pode poupar tempo e dinheiro.

Fazer listas de tarefas a cumprir, comprar com antecedência os mantimentos que você irá precisar ajuda a organizar seus pensamentos. Compras on-line pode você a economizar ainda mais, bem como evita o estresse de estar diante de multidões da temporada de compras de Natal.

Álcool

O espírito de celebração de Natal e Ano Novo, geralmente, envolve beber socialmente e, embora o consumo de álcool possa fazer você se sentir mais relaxado, é importante lembrar que o álcool é um depressor e beber quantidades excessivas pode causar mau humor, irritabilidade ou comportamento potencialmente agressivo.

Por isso não exceda o número de doses recomendadas para homens e mulheres, seguindo essa dica, você será capaz de manter um bem-estar físico e mental.

Comida

O período festivo se tornou sinônimo de indulgência excessiva, o que por sua vez pede um desejo premente para muitos de nós a perder peso no Ano Novo.

Sempre que possível, manter um bom equilíbrio de frutas, verduras, carboidratos, proteínas e fontes ômega-3 ao longo do ano, a fim de estar em boa condição física e ter energia suficiente.

Manter uma dieta saudável e de peso pode melhorar seu humor e pode trabalhar no sentido dos sintomas preventivos de letargia e irritabilidade que muitos sentem durante a época festiva de final de ano.

Exercício

Além disso, pesquisa recente indicou que o exercício físico pode ajudar a regular e impulsionar o sistema imunológico. Cinco maneiras para se manter ativo durante o período de Natal:

  • Faça uma caminhada ao ar livre ou na praia! É uma forma menos extenuante de exercícios do que ir em academias fechadas;
  • Prefere fazer atividades dentro de casa? Por que não dançar algumas músicas festivas. Uma maneira divertida de queimar o peru de Natal!
  • Faça natação, aproveite o calor dessa época do ano.

Envolva-se

O período festivo oferece uma grande oportunidade para conversar, visitar ou se envolver com as pessoas ao nosso redor. Manter o contato com os outros, tem-se mostrado útil no sentido de aumentar o bem-estar físico e mental.

A interação produz o hormônio, a oxitocina, que pode beneficiar o sistema imunológico, a saúde do coração e a função cognitiva. Você pode organizar uma experiência compartilhada como adquirir um presente para um amigo ou um familiar. Se você está separado de sua família, em seguida, um trabalho voluntário para uma instituição de caridade ou organização comunitária local pode fornecer esse mesmo contato humano, bem como o apoio é essencial para outras pessoas necessitadas.

Estas interações podem ser sustentadas com facilidade durante todo o ano que vem e não é necessário apenas para o Natal.

Mantenha-se em contato

Não há nada melhor do que se aproximar de alguém, mas isso nem sempre é possível. Ligue para seus amigos para desejar boas festas. Mantenha as linhas de comunicação abertas – isso é bom para você!

Se você está sentindo afastado de algumas pessoas, o Natal pode ser uma boa oportunidade para se reconectar com um cartão, e-mail ou telefonema.

Falar pode ser uma boa maneira de lidar com um problema que o levou a esse afastamento. Se algo o preocupa, quer se trate de trabalho, problemas familiares ou outros sentimentos, apenas sendo ouvido pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho.

Funciona nos dois sentidos: você se abre e incentiva o outro a fazer o mesmo. Tente relaxar Natal pode ser uma época de muitos afazeres e ser muito estressante, em função de estarmos nos preparando para receber a família e amigos, preocupados em cozinhar uma deliciosa ceia de Natal, além de fazer algumas compras de presentes de última hora. Estes sentimentos de estar sob pressão podem produzir sintomas de ansiedade, raiva e dificuldade para dormir, que, se prolongados, podem ter um impacto negativo a longo prazo sobre sua saúde mental e bem-estar.

Uma combinação de técnicas de meditação, yoga e respiração – podem ajudar a aliviar os sintomas de estresse e ganhar maior controle ao lidar com situações difíceis. Ajudar os outros é bom para a sua própria saúde mental e bem-estar. Pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar a aumentar o seu humor, aumentar a autoestima, felicidade e até mesmo beneficiar a sua saúde física.

O Natal é uma boa oportunidade para ajudar uma instituição de caridade ou organização comunitária local e fornecer um apoio essencial e incentivo para outras pessoas necessitadas.

Sono

Há vários passos que você pode tomar no sentido de alcançar uma melhor noite de sono: a tentativa de voltar à sua rotina normal do sono, logo que possível após o período de festa, consumindo menos álcool, durante as festividades, implementar exercícios regulares em sua rotina semanal, e adquirir medidas para aliviar o seu stress.

Fonte: Hospital Santa Mônica

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h