Você sabe o que é Coaching Ontológico na Área da Saúde? - Hospital Santa Mônica

Você sabe o que é Coaching Ontológico na Área da Saúde?

Entenda um pouco mais sobre essa terapia que a Unidade Vila Nova coloca no mercado. – Siga a Unidade Vila Nova também no Facebook O Coaching Ontológico preocupa-se com o significado da visão de mundo do coachee (paciente e/ou familiar), em compreender a forma como este se apropria do mundo. Nas sessões de Coaching Ontológico …

Entenda um pouco mais sobre essa terapia que a Unidade Vila Nova coloca no mercado. – Siga a Unidade Vila Nova também no Facebook

O Coaching Ontológico preocupa-se com o significado da visão de mundo do coachee (paciente e/ou familiar), em compreender a forma como este se apropria do mundo. Nas sessões de Coaching Ontológico o coach elabora junto com o coachee a distinção entre fatos e opiniões, ampliando assim a visão das questões trazidas pelo coachee, possibilitando que este perceba a situação por meio de diversos pontos de vista, óticas e distintas interpretações.

Neste tipo de Coaching a linguagem não é vista somente como descritiva dos fenômenos da realidade, mas sim como geradora de realidade e promotora de insigths existenciais. Saber fazer uso das ferramentas linguísticas, ser mais eficaz nas distinções linguísticas e dominar as diversas formas de comunicação pode ser uma maneira de aproximar a situação desejada (meta) da situação atual.

Na área da saúde, o Coaching é direcionado tanto para os profissionais da área da saúde, quanto para os pacientes e seus familiares, assim como para a prevenção de doenças. No caso dos profissionais, para que possam aceitar as mudanças, abandonar os hábitos ultrapassados, melhorar a resiliência (capacidade de adaptação), melhorar a capacidade de gerenciar conflitos e mudanças, adaptação à equipe multidisciplinar.

Para os pacientes, com o intuito de levar a consciência, a prevenção e comportamento seguro, quando precisam adaptar-se a um novo estilo de vida, a mudança de hábitos, aceitação de um diagnóstico como: diabetes mellitus, pós-cirurgia cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer, obesidade, dentre outros. Além de vencer pré-conceitos próprios e de terceiros, aderência a um novo medicamento, nova rotina. Enfim, educação, orientação e abertura para novas possibilidades para viver com qualidade.

A diferença entre o coaching ontológico e a psicoterapia está em estipular um objetivo, uma meta, e traçar o plano para alcançá-la, mas se a pessoa tiver um obstáculo emocional mais profundo, que a impeça de partir para ação, será encaminhada para psicoterapia. Este é um processo com início, meio e fim. Benefícios Advindos do Processo de Coaching

  • Consecução de metas relacionadas a aquisição de qualidade de vida, saúde, entre outras;
  • Manutenção do foco e do equilíbrio;
  • Aprendizagem e autodesenvolvimento contínuos;
  • Abertura de possibilidade para executar novas ações;
  • Auxilia o cliente a assumir e utilizar o poder que está em suas mãos;
  • Promover a saúde e aumentar o bem-estar das pessoas. Objetivos gerais
  • Promover mudança de comportamento, aumentar sua capacidade de ação, abertura para novas formas de viver, adaptação a uma nova realidade do Coachee se for um paciente ou familiar próximo;
  • Promover autodesenvolvimento, melhorar relacionamentos de forma geral, contribuir para o bem-estar do paciente, promover atitudes positivas e estratégias efetivas se o Coachee for um profissional da área da saúde.

Público-alvo do Processo de Coaching na Área da Saúde Pessoas que:

  • Estão diante de uma situação importante que mereça maior aprofundamento e elaboração;
  • Precisam adaptar-se a uma equipe multidisciplinar;
  • Precisam lidar com uma realidade dentro da própria casa com uma nova situação;
  • Precisam lidar com efeitos colaterais de uma medicação imprescindível;
  • Precisam desenvolver adequado comportamento diante de pacientes domiciliares e seus familiares;
  • Precisam adaptar-se ao processo de envelhecimento e suas limitações;
  • Que querem aprimorar suas habilidades interpessoais;
  • Que querem uma mudança no estilo de vida com o objetivo de prevenir doenças;
  • Buscam ter consciência para a prevenção e comportamento seguro. Qual o tempo de duração do trabalho
  • A orientação é um trabalho que envolve aproximadamente 10 a 12 sessões, cada caso é avaliado em conjunto com o coachee.

Currículo do Profissional (Coach) Maira Izzi Dona – Fisioterapeuta (PUCC), com Especialização em Fisioterapia Respiratória (UNIFESP), com experiência de 12 anos na UTI do Hospital Sírio Libanês; 22 anos em atendimento domiciliar, em conjunto com o médico do paciente e eventuais profissionais da área da saúde, nutricionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, cuidadores de idosos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos; Fisioterapeuta da Clínica Prof. Dr. David Uip; Formação em Instrutora de YOGA Básico e Avançado (Humaniversidade); Formação em Coaching Ontológico (Appana Mind); Formação em aplicação do Biofeedback (Appana Mind) e Pós-Graduação em Coaching Ontológico, UNIBR.

Para obter mais informações entre em contato com a Unidade Vila Nova (11) 3045-2228 Rua João Lourenço, 190 – SP – Siga a Unidade Vila Nova também no Facebook

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h