Publicado em Deixe um comentário

Você sabe o que é Coaching Ontológico na Área da Saúde?

Entenda um pouco mais sobre essa terapia que a Unidade Vila Nova coloca no mercado. – Siga a Unidade Vila Nova também no Facebook

O Coaching Ontológico preocupa-se com o significado da visão de mundo do coachee (paciente e/ou familiar), em compreender a forma como este se apropria do mundo. Nas sessões de Coaching Ontológico o coach elabora junto com o coachee a distinção entre fatos e opiniões, ampliando assim a visão das questões trazidas pelo coachee, possibilitando que este perceba a situação por meio de diversos pontos de vista, óticas e distintas interpretações.

Neste tipo de Coaching a linguagem não é vista somente como descritiva dos fenômenos da realidade, mas sim como geradora de realidade e promotora de insigths existenciais. Saber fazer uso das ferramentas linguísticas, ser mais eficaz nas distinções linguísticas e dominar as diversas formas de comunicação pode ser uma maneira de aproximar a situação desejada (meta) da situação atual.

Na área da saúde, o Coaching é direcionado tanto para os profissionais da área da saúde, quanto para os pacientes e seus familiares, assim como para a prevenção de doenças. No caso dos profissionais, para que possam aceitar as mudanças, abandonar os hábitos ultrapassados, melhorar a resiliência (capacidade de adaptação), melhorar a capacidade de gerenciar conflitos e mudanças, adaptação à equipe multidisciplinar.

Para os pacientes, com o intuito de levar a consciência, a prevenção e comportamento seguro, quando precisam adaptar-se a um novo estilo de vida, a mudança de hábitos, aceitação de um diagnóstico como: diabetes mellitus, pós-cirurgia cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer, obesidade, dentre outros. Além de vencer pré-conceitos próprios e de terceiros, aderência a um novo medicamento, nova rotina. Enfim, educação, orientação e abertura para novas possibilidades para viver com qualidade.

A diferença entre o coaching ontológico e a psicoterapia está em estipular um objetivo, uma meta, e traçar o plano para alcançá-la, mas se a pessoa tiver um obstáculo emocional mais profundo, que a impeça de partir para ação, será encaminhada para psicoterapia. Este é um processo com início, meio e fim. Benefícios Advindos do Processo de Coaching

  • Consecução de metas relacionadas a aquisição de qualidade de vida, saúde, entre outras;
  • Manutenção do foco e do equilíbrio;
  • Aprendizagem e autodesenvolvimento contínuos;
  • Abertura de possibilidade para executar novas ações;
  • Auxilia o cliente a assumir e utilizar o poder que está em suas mãos;
  • Promover a saúde e aumentar o bem-estar das pessoas. Objetivos gerais
  • Promover mudança de comportamento, aumentar sua capacidade de ação, abertura para novas formas de viver, adaptação a uma nova realidade do Coachee se for um paciente ou familiar próximo;
  • Promover autodesenvolvimento, melhorar relacionamentos de forma geral, contribuir para o bem-estar do paciente, promover atitudes positivas e estratégias efetivas se o Coachee for um profissional da área da saúde.

Público-alvo do Processo de Coaching na Área da Saúde Pessoas que:

  • Estão diante de uma situação importante que mereça maior aprofundamento e elaboração;
  • Precisam adaptar-se a uma equipe multidisciplinar;
  • Precisam lidar com uma realidade dentro da própria casa com uma nova situação;
  • Precisam lidar com efeitos colaterais de uma medicação imprescindível;
  • Precisam desenvolver adequado comportamento diante de pacientes domiciliares e seus familiares;
  • Precisam adaptar-se ao processo de envelhecimento e suas limitações;
  • Que querem aprimorar suas habilidades interpessoais;
  • Que querem uma mudança no estilo de vida com o objetivo de prevenir doenças;
  • Buscam ter consciência para a prevenção e comportamento seguro. Qual o tempo de duração do trabalho
  • A orientação é um trabalho que envolve aproximadamente 10 a 12 sessões, cada caso é avaliado em conjunto com o coachee.

Currículo do Profissional (Coach) Maira Izzi Dona – Fisioterapeuta (PUCC), com Especialização em Fisioterapia Respiratória (UNIFESP), com experiência de 12 anos na UTI do Hospital Sírio Libanês; 22 anos em atendimento domiciliar, em conjunto com o médico do paciente e eventuais profissionais da área da saúde, nutricionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, cuidadores de idosos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos; Fisioterapeuta da Clínica Prof. Dr. David Uip; Formação em Instrutora de YOGA Básico e Avançado (Humaniversidade); Formação em Coaching Ontológico (Appana Mind); Formação em aplicação do Biofeedback (Appana Mind) e Pós-Graduação em Coaching Ontológico, UNIBR.

Para obter mais informações entre em contato com a Unidade Vila Nova (11) 3045-2228 Rua João Lourenço, 190 – SP – Siga a Unidade Vila Nova também no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *