O que é Altruísmo e como agir de forma altruísta ? - Hospital Santa Mônica

Altruísmo pode ser definido como a tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro. Por exemplo, podemos agir de forma altruísta quando oferecemos nosso banco a uma mulher grávida ou a pessoa idosa em um ônibus ou talvez quando fazemos uma xícara de chá para um colega de trabalho.

Muitos psicólogos acreditam que pode ser por empatia, uma vez que o comportamento cooperativo permitiu que nossos ancestrais sobrevivessem em condições adversas. Muitos de nós concorda que quando fazemos o esforço de dar algo a outro, sem expectativa de reciprocidade, muitas vezes recebemos algo em troca. Dessa forma, podemos nos sentir realizados e energizados por esses atos espontâneos de dar.

Há muitas maneiras diferentes que você pode ajudar os outros como parte de sua vida cotidiana. A realização de boas ações não precisa ter um monte de tempo ou até mesmo custar dinheiro. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Quais são os benefícios de ajudar os outros?

Muitos de nós nos sentimos muito estressados e ocupados em se preocupar em ajudar os outros, ou dizemos que vamos fazer boas ações quando tivermos mais tempo. No entanto, a evidência mostra que ajudar os outros é realmente benéfico para a sua própria saúde mental como pode melhorar o seu bem-estar. Alguns dos benefícios associados a ajudar os outros são:

Promove alterações fisiológicas positivas no cérebro associadas a felicidade
Ajudar os outros libera endorfina que ativa partes do nosso cérebro que estão associadas com confiança, prazer e conexão social. Ser altruísta e gastar dinheiro em os outros leva a maiores níveis de felicidade em comparação com quando você gasta dinheiro consigo mesmo. Esta felicidade, em seguida, aumenta a chance de que vamos ser altruísta no futuro, em última análise, criando um ciclo de feedback positivo de generosidade e felicidade;

Traz um sentimento de pertencer e reduz o isolamento
Ser parte de uma rede social leva a sentimentos de pertencer e de ser altruísta pode reduzir os níveis de estresse. Ao ajudar os outros e se concentrar sobre como ajudar os outros, muitas vezes, recebemos bons sentimentos;

Ajuda a manter as coisas em perspectiva
Ajudar os outros em momentos de necessidade, especialmente aquelas pessoas que são menos afortunadas do que você, pode proporcionar uma sensação de perspectiva e fazer perceber a sorte que tem, permiti parar de se concentrar sobre o que pode estar faltando em sua vida, o que ajuda um alcançar uma visão mais positiva sobre as coisas que pode causar estresse.

Reduz o estresse e melhora a nossa saúde
Evidências sugerem que o altruísmo pode melhorar a nossa saúde. Emoções que estão relacionadas com o altruísmo como a compaixão pode ajudar a estabilizar o sistema imunológico contra os efeitos do estresse imunossupressores. Atos altruístas podem também diminuir a dor, estimulando o cérebro a liberar endorfinas, que são analgésicos naturais poderosos.

Ajuda a reduzir sentimentos negativos
As pessoas que são altruístas têm melhor ajustamento de vida global e tendem a ver a vida com mais significado. Altruísmo está associado a melhores relações conjugais, uma diminuição da sensação de desesperança, menos depressão, aumento da saúde física e reforço da autoestima. Atos de altruísmo podem também neutralizar as emoções negativas que afetam o imunológico, o endócrino e a função cardiovascular.

Fonte: Hospital Santa Mônica e Mental Health Foundation

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h