Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Ideação Suicída

Suicídio entre dependentes químicos: um desafio urgente

Setembro Amarelo

O suicídio entre dependentes químicos é uma questão de saúde pública que vem crescendo de forma alarmante no Brasil e no mundo. As taxas de suicídio nessa população são significativamente mais altas do que na população geral, o que reflete a complexa inter-relação entre o uso de substâncias e a saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indivíduos com transtornos por uso de substâncias têm um risco de suicídio até seis vezes maior do que aqueles sem tais transtornos .

A relação entre dependência química e suicídio

Diversos fatores contribuem para o aumento do risco de suicídio entre dependentes químicos. O abuso de substâncias pode levar a mudanças neurobiológicas que afetam o humor e o comportamento, aumentando a impulsividade e diminuindo a capacidade de regulação emocional. Além disso, o uso crônico de substâncias como álcool, cocaína, k9, opioides e outras drogas pode exacerbar transtornos mentais subjacentes, como depressão e ansiedade, que são conhecidos fatores de risco para o suicídio.

Estudos mostram que cerca de 50% dos dependentes químicos apresentam algum transtorno mental concomitante, como depressão, transtorno bipolar, transtornos de ansiedade, ou esquizofrenia . Essa combinação de transtornos aumenta significativamente o risco de tentativas de suicídio, especialmente quando há uma falta de suporte social e familiar, histórico de traumas, ou experiências de estigma e discriminação.

O papel do Hospital Santa Mônica no tratamento de dependentes químicos

O Hospital Santa Mônica é uma referência nacional no tratamento de transtornos mentais e dependência química infantojuvenil e adulto, oferecendo uma abordagem multidisciplinar e personalizada para cada paciente. O hospital adota um modelo de tratamento que integra cuidados médicos, psicológicos e terapias ocupacionais, além de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para os pacientes.

Uma das abordagens utilizadas pelo Hospital Santa Mônica é o Modelo de Assistência Terapêutica Integrada (MATI), que combina intervenções baseadas em evidências com técnicas de apoio social e emocional. Esta abordagem é fundamental para o tratamento de dependentes químicos, pois reconhece a importância de tratar tanto a dependência em si quanto os transtornos mentais associados. Além disso, o hospital conta com uma equipe especializada em prevenção ao suicídio, que realiza monitoramento contínuo e intervenções personalizadas para aqueles em risco.

Estratégias de Prevenção ao Suicídio

A prevenção ao suicídio entre dependentes químicos envolve uma combinação de intervenções clínicas e sociais. A identificação precoce de sinais de alerta, como mudanças abruptas de humor, aumento da impulsividade, sentimentos de desesperança e comportamentos autolesivos, é essencial para reduzir o risco de tentativas de suicídio. Além disso, o tratamento de transtornos mentais concomitantes é uma estratégia vital para a redução do risco.

O Hospital Santa Mônica adota uma série de estratégias baseadas em evidências para a prevenção do suicídio entre seus pacientes. Estas incluem a triagem rigorosa de fatores de risco, a implementação de planos de segurança personalizados, o uso de intervenções psicoterapêuticas como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Terapia Dialética Comportamental (TDC), além de programas de apoio pós-alta que ajudam a manter os pacientes conectados com recursos de suporte e tratamento contínuo.

Importância de um Tratamento Integrado e Humanizado

O tratamento eficaz de dependentes químicos requer uma abordagem integrada que vá além da simples desintoxicação. É essencial considerar o contexto biopsicossocial do paciente, incluindo fatores como a rede de suporte social, o histórico de traumas, e as condições de saúde mental subjacentes. No Hospital Santa Mônica, essa abordagem holística é a base de todos os tratamentos, garantindo que cada paciente receba um plano de tratamento personalizado que atenda às suas necessidades únicas.

Além disso, o hospital promove atividades que visam fortalecer o vínculo do paciente com a vida, como terapias ocupacionais, arteterapia, musicoterapia e atividades ao ar livre. Essas atividades ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e a reduzir a sensação de isolamento social, um fator importante na prevenção do suicídio.

O suicídio entre dependentes químicos é um problema complexo que exige uma abordagem integrada e multidisciplinar para o seu enfrentamento. O Hospital Santa Mônica se destaca como uma referência no Brasil por oferecer um tratamento humanizado e baseado em evidências, que abrange tanto a dependência química quanto os transtornos mentais associados. O reconhecimento dos sinais de risco, o tratamento de comorbidades e o apoio contínuo são fundamentais para reduzir as taxas de suicídio nessa população vulnerável.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter

setembro amarelo